A tapioca é um alimento muito popular em todo Brasil, principalmente na região nordeste. Além de saborosa e versátil, ela pode trazer muitos benefícios à saúde. Mas uma questão que ainda gera muitas dúvidas é se ela tem glúten. Então, confira e esclareça as dúvidas.
Outras sugestões:
- Pão de queijo fit na frigideira
- Café da manhã saudável: Confira 6 opões deliciosas
- Pão caseiro fofo
- Pão de alho na airfryer
O que é tapioca?
A palavra tapioca vem do tupi tïpï’og (que significa coágulo).
É um alimento feito a partir do amido extraído da mandioca, que é hidratado e peneirado para formar grânulos ou flocos.
Se tornou popular em muitos países, incluindo o Brasil, onde é frequentemente usada como base para pratos salgados ou doces.
História da tapioca
Após alguns anos do descobrimento do Brasil, os europeus já notavam a existência dos beijus, que eram feitos pelos indígenas a partir da goma da mandioca.
Com o passar do tempo, os portugueses adotaram a tapioca como parte de sua alimentação, pois, no período, havia escassez de pães à base de farinha de trigo.
Dessa forma, a tapioca foi ganhando seu lugar de destaque ao longo dos anos.
Mas afinal, a tapioca tem glúten?
A resposta é não. A tapioca não possui glúten. Isso significa que é uma ótima opção para pessoas com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca.
Além disso, muitas pessoas optam por uma dieta sem glúten por razões de saúde ou para perder peso.
Sem dúvidas, se você procura uma alternativa saudável e saborosa para alimentos ricos em glúten, como pão e massas, a tapioca pode ser uma boa ideia.
Benefícios
Além de ser deliciosa, a tapioca também é muito saudável, pois oferece uma série de benefícios para a saúde. Então, confira alguns deles:
Fonte de proteína vegetal
A tapioca é uma ótima fonte de proteína vegetal, o que a torna uma opção para vegetarianos e veganos.
Ela contém aminoácidos essenciais que ajudam a construir e reparar tecidos musculares.
Por isso, adicionar tapioca à sua dieta pode ajudar a garantir que você esteja recebendo proteína suficiente para manter um estilo de vida saudável e ativo.
É boa para os ossos
A tapioca contém cálcio, ferro e vitamina A, que ajudam a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas.
Além disso, por conter quantidade de ferro é importante para a produção de células vermelhas do sangue e prevenir a anemia.
Melhora a digestão
A tapioca é rapidamente absorvida pelo organismo, pois não possui glúten, tornando a digestão mais rápida e fácil.
Livre de glúten
Por ser livre de glúten é uma ótima opção para pessoas com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. O que ajuda a evitar diarréias, vômitos e inchaço abdominal por parte das pessoas alérgicas.
Pode ajudar na redução de peso
A tapioca é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que ajuda a manter a saúde do intestino, a controlar os níveis de açúcar no sangue e até ajuda no emagrecimento, pois semelhante à fibra, proporciona uma boa sensação de saciedade.
Tapioca engorda?
A tapioca pode ajudar no processo de emagrecimento, pois como mencionado, possui amido resistente, que ajuda no controle da saciedade.
No entanto, se for consumida em excesso pode ter efeito contrário e contribuir para o ganho de peso. Por isso, recomenda-se, no máximo, 3 colheres de sopa por dia.
Além disso, é importante ter atenção aos recheios usados junto à tapioca, que podem conter muitas calorias.
Como consumir tapioca saudável?
Ao preparar a tapioca é importante acrescentar recheios saudáveis a ela, dando preferência a recheios ricos em proteínas, como carne de frango e ovos.
Além disso, é recomendável consumir apenas 3 colheres de tapioca ao dia.
(Autor: Energié Nutrição)
Referências
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: http://www.tbca.net.br/. Acesso em 15 de maio de 2023.