Conheça os benefícios da castanha do pará

por Elisangela Moraes
Conheça os benefícios da castanha do pará

A castanha do pará é uma semente saborosa que traz vários benefícios para a saúde! Além disso, a castanha é rica em muitos nutrientes que ajudam na prevenção de várias doenças.

Publicidade
Conheça os benefícios da castanha do pará

 

Publicidade

O que é a castanha do pará?

A castanha do pará é a semente da castanheira do Brasil, uma enorme árvore nativa da região amazônica, que pode atingir cerca de 30 a 45 metros de altura. As castanhas, geralmente, lembram oleaginosas como, amendoim, coco e nozes.

No brasil, a castanha do pará é popular pelas suas propriedades nutritivas e, também, pelo seu delicioso sabor. No entanto, apesar de ser um alimento muito benéfico para a saúde, ela deve ser consumida com moderação por pessoas que buscam emagrecer.

 

Outras sugestões:

 

 

Os principais benefícios da castanha do pará

 

1.Melhora o sistema imunológico

A castanha é rica em um poderoso antioxidante chamado selênio, conhecido por melhorar o desempenho da função da tireóide. Além disso, o selênio tem um papel importante na melhora do sistema imunológico, pois possui ação anti-inflamatória.

 

2.Previne doenças cardíacas

Por ser rica em cálcio, potássio e magnésio, a castanha do pará ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, a fibra solúvel presente nela ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, auxiliando na saúde do coração.

 

3.Auxilia na perda de peso

Antes de mais nada, a castanha do pará é rica em fibras . Dessa forma, ela promove a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a compulsão alimentar. Ela, também, é abundante em arginina, um aminoácido que contribui na perda de peso, promovendo o aumento do gasto energético e a queima de gordura.

 

4.Ajuda na digestão

A castanha do pará é uma imensa fonte de fibras solúveis e insolúveis. Nesse sentido, a fibra solúvel atrai a água, transformando-se em um tipo de gel que retarda a digestão. No entanto, a fibra insolúvel adiciona volume às fezes e ajuda a comida a passar pelo estômago e intestinos mais facilmente. Dessa forma, a castanha do pará beneficia o bom funcionamento do sistema digestório.

 

5.Promove a saúde da pele, cabelos e unhas

O selênio presente na castanha melhora a elasticidade da pele e alivia a inflamação, sendo benéfico para pessoas com problemas com acnes. Além disso, contribui para o crescimento do cabelo, isto é, o mineral ajuda o corpo a processar as proteínas necessárias para manter o crescimento e saúde dos fios.

 

Como consumir a castanha do pará

 

Conheça os benefícios da castanha do pará

A forma mais saudável de obter todos os benefícios da castanha do pará é consumindo apenas uma unidade por dia. O seu consumo exagerado pode levar ao excesso de selênio no corpo. Além disso,  como a semente é muito calórica, seu excesso pode levar ao aumento do peso corporal.

 

      Referências

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!