Babaganoush

por Elisangela Moraes
Babaganoush

Babaganoush, também escrito como baba ganoush ou baba ghanouj, é um prato popular da culinária do Oriente Médio feito com berinjela assada ou grelhada, que é amassada e misturada com diversos ingredientes para criar um molho ou patê cremoso e saboroso. Ele é geralmente é servido juntamente com  uma coleção de pequenos pratos frequentemente consumidos como aperitivos na culinária do Oriente Médio. Então, aprenda a fazer um delicioso babaganoush em casa!

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Babaganoush

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Benefícios de incluir o babaganoush à dieta

O babaganoush, feito principalmente de berinjela, tahine (pasta de gergelim) e outros ingredientes saudáveis, oferece vários benefícios para a saúde, devido aos seus componentes nutritivos. Aqui estão alguns deles:

 

Rico em nutrientes

A berinjela é uma boa fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como, por exemplo: vitamina C, vitamina K, vitamina B6, folato, potássio e manganês. Esses nutrientes são essenciais para a saúde geral do corpo.

 

Baixo teor calórico

babaganoush é baixo em calorias, o que o torna uma opção saudável para quem está no processo de perda de peso.

 

Rico em fibras

A berinjela é uma excelente fonte de fibras, e são essenciais para a digestão, pois promovem a regularidade intestinal e previne a constipação.

 

Antioxidantes

A berinjela contém antioxidantes, como antocianinas e nasunin, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no corpo e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres.Dessa forma, retarda o envelhecimento precoce das células.

 

Gorduras saudáveis

O tahine é uma fonte de gorduras saudáveis, como, por exemplo, ácidos graxos monoinsaturados, que podem beneficiar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

 

Redução do colesterol

O consumo de tahine, presente no babaganoush, pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue devido ao seu teor de ácido oleico e outros compostos benéficos.

 

Controle do açúcar no sangue

As fibras presentes na berinjela podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é bom para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.

 

Alimento versátil

O babaganoush é uma opção versátil para incluir mais vegetais na dieta e pode ser consumido como um lanche saudável, acompanhamento ou molho.

 

Dieta vegana e vegetariana

O babaganoush é uma alternativa saborosa e nutritiva para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, pois é rico em proteínas vegetais e outros nutrientes essenciais.

Embora o babaganoush seja uma opção saudável, lembre-se de consumi-lo com moderação, uma vez que pode ser calórico devido ao teor de tahine e azeite.

Além disso, os benefícios para a saúde podem variar dependendo dos ingredientes específicos usados na receita. Como parte de uma dieta equilibrada, o babaganoush pode ser uma adição deliciosa e nutritiva ao seu cardápio.

 

Receita de babaganoush

Babaganoush

Babaganoush

Babaganoush, também escrito como baba ganoush ou baba ghanouj, é um prato popular da culinária do Oriente Médio feito com berinjela assada ou grelhada, que é amassada e misturada com diversos ingredientes para criar um molho ou patê cremoso e saboroso. Ele é geralmente é servido juntamente com  uma coleção de pequenos pratos frequentemente consumidos como aperitivos na culinária do Oriente Médio. Então, aprenda a fazer uma delicioso babaganoush em casa!
Curso Acompanhamento, Aperitivo
Cozinha Árabe

Ingredientes
  

  • 1 berinjela grande
  • 3 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para regar
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsa ou hortelã fresca picada para decorar (opcional)

Instruções
 

  • Primeiramente, pré-aqueça o forno a 190°C.
  • Fure a berinjela em vários lugares com um garfo ou faca para permitir a saída do vapor durante o assamento. Coloque a berinjela em uma assadeira e asse no forno por cerca de 30-40 minutos, ou até que a casca esteja chamuscada e a carne esteja macia. Você também pode grelhar a berinjela até que esteja chamuscada e macia.
  • Retire a berinjela assada do forno ou da grelha e deixe esfriar um pouco.
  • Quando a berinjela estiver fria o suficiente, então retire a casca chamuscada. A casca deve sair facilmente, deixando a carne macia e assada.
  • Coloque a carne de berinjela assada em uma tigela e amasse-a com um garfo ou um espremedor de batatas até obter uma consistência suave.
  • Adicione o alho picado, tahine, suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta à berinjela amassada. Misture tudo até que esteja bem misturado. Ajuste os temperos ao seu gosto, adicionando mais suco de limão, tahine ou sal, se necessário.
  • Transfira o babaganoush para um prato de servir, regue com um pouco mais de azeite de oliva e decore com salsa ou hortelã fresca picada, se desejar.
  • Sirva o babaganoush com pão sírio, vegetais frescos ou como acompanhamento para diversos pratos.

Babaganoush engorda?

Por exemplo, a adição de tahine (pasta de gergelim) e azeite de oliva ao prato pode aumentar significativamente seu teor calórico e de gordura, pois esses ingredientes são ricos em calorias. Portanto, é importante consumir babaganoush com moderação, especialmente se você estiver em uma dieta de perda de peso.

Como com qualquer alimento, o babaganoush pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável quando consumido com moderação e acompanhado de uma variedade de outros alimentos nutritivos.

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