A erva cidreira é uma planta muito utilizada em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além do seu sabor e cheiro agradáveis, a erva traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar geral. Dentre eles, destacam-se 5 principais benefícios da erva cidreira, mas ela possui ainda mais.
A erva cidreira (Melissa officinalis) é um membro da família das mentas. A planta é nativa da Europa e, durante, a idade média foi muito utilizada para aliviar doenças como indigestão, cólicas, gases e, até mesmo, estresse e ansiedade.
Entretanto, alguns estudos mostram que planta já era usada antes mesmo da Idade Média em algumas civilizações. Anteriormente, a erva cidreira era misturada com vinho para levantar o ânimo, ajudar a curar feridas e tratar picadas de animais venenosos. Atualmente, a erva é frequentemente misturada com outras ervas com propriedade igualmente calmantes, como valeriana e camomila, dessa forma, potencializando o efeito relaxante.
Outras sugestões:
- Receita de shot de açafrão
- 6 chás que reduzem o inchaço
- Para que serve a folha de abacate?
- 8 benefícios da aveia
5 principais benefícios da erva cidreira
1.Auxilia no controle da ansiedade e insônia
A erva cidreira ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e insônia, pois é rica em um composto chamado ácido rosmarínico. Essa enzima aumenta consideravelmente a ação dos neurotransmissores GABA, responsáveis por reduzir a agitação, promovendo relaxamento. Dessa forma, o aumento da estimulação dos receptores GABA produzirá um efeito calmante.
2.Melhora a digestão
A planta é poderosa para o alívio da má digestão, cólicas abdominais e gases. Além disso, a erva é rica em substância coleréticas, que estimulam a produção da bili pelo fígado. Dessa forma, o chá de erva cidreira é um forte aliado contra doenças hepáticas.
3.Combate infecções por vírus
As substâncias presentes na erva cidreira promovem ações cicatrizantes e regenerativas em casos de herpes labial, reduzindo significativamente a intensidade dos sintomas associados ao vírus.
4.Previne doenças como câncer
Esta erva é uma poderosa fonte de antioxidantes, como, por exemplo, flavonóides e compostos fenólicos que combatem a ação dos radicais livres. Dessa forma, seu uso contínuo evita danos celulares, evitando doenças crônicas.
5. Melhora a memória e combate o Alzheimer
Algumas substâncias presentes na planta melhoram a ligação dos neurotransmissores, beneficiando as funções cognitivas, como estado de alerta e memória.
Como consumir
A erva doce traz benefícios consumida de várias maneiras, como, por exemplo, em forma de chá, óleos, pomadas, cápsulas e, até mesmo, na culinária. No entanto, a maneira mais utilizada popularmente para obter seus benefícios é, sem dúvidas, em forma de chá.
Como fazer chá de erva-cidreira?
Ingredientes
12 gramas de folhas de erva cidreira
500ml de água
Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de fazer
Ferva água em uma panela. Após a água atingir o ponto de fervura, retira-a do fogo. Em seguida, acrescente a erva cidreira à panela e deixe em infusão, por cerca, de 10 a 15 minutos.
Tome uma xícara 3 vezes ao dia.
Quem não deve consumir
O uso da erva cidreira, principalmente, em forma de chá, deve ser evitado por mulheres grávidas, crianças menores de 12 anos e pessoas que sofram de hipotensão (pressão arterial baixa).
Referências
Lemon balm: Uses and health benefits. Medical News Today, 2020. Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/lemon-balm-uses. Acesso em: 10 de set. de 2022.
Lemon Balm – Uses, Side Effects, WebMD, 2020. Disponível em https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-437/lemon-balm. Acesso em: 10 de set. de 2022.