Receita de conserva de pimenta biquinho

por Elisangela Moraes
Receita de conserva de pimenta biquinho

Quem não ama uma boa pimenta? A pimenta biquinho é conhecida por sua versatilidade e seu sabor adocicado com um leve toque picante. É  muito saborosa e combina com os mais variados pratos, tornando-se uma boa escolha para quem procura um tempero exótico no cardápio. Então, aprenda a fazer uma deliciosa receita de conserva de pimenta biquinho!

Receita de conserva de pimenta biquinho

Publicidade

 

Outras sugestões:

 

Benefícios da pimenta biquinho

Pimenta biquinho, uma minúscula pimenta sul-americana, pode ser pequena em tamanho, mas é grande em benefícios para a saúde! Explore os incríveis benefícios desta pimenta e incorpore-a à sua dieta:

 

Previne doenças crônicas

A pimenta biquinho é uma potente fonte de antioxidantes, que são essenciais para um corpo e mente saudáveis. Os antioxidantes ajudam a proteger nossas células dos danos causados pelos radicais livres e previnem doenças como, por exemplo, diabetes, câncer, derrame e condições degenerativas.

 

Possui propriedades anti-inflamatórias

Esta pequena pimenta, também, contém compostos que têm propriedades anti-inflamatórias, como a capsaicina, um composto com ação analgésica, anti-inflamatória e antioxidante. Dessa forma, a ingestão regular da pimenta pode ajudar a manter a inflamação sob controle, reduzindo a dor causada por artrite ou outras condições inflamatórias.

 

Fortalece o sistema imunológico

A pimenta biquinho possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, auxiliando no sistema imunológico. Estudos também descobriram que os compostos encontrados nesta pimenta podem ajudar a proteger contra vírus, incluindo os que causam o resfriado comum e a gripe. 

 

Melhora a digestão

A pimenta biquinho é conhecida por conter muitas vitaminas, minerais e enzimas digestivas importantes que ajudam seu corpo a absorver mais nutrientes dos alimentos. Além disso, os antioxidantes presentes nesta pimenta, também, podem ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal e potencialmente melhorar os sintomas digestivos. 

 

Ajuda na perda de peso

A pimenta biquinha possui ação termogênica, isto é, ajuda a acelerar o metabolismo. Dessa forma, o alimento pode facilitar o emagrecimento. Além disso, a pimenta auxilia a combater o inchaço abdominal, pois melhora o processo da digestão.

 

Como consumir?

A melhor forma de consumir a pimenta biquinho é fresca, pois, dessa maneira, todos os nutrientes dela são preservados. A preparação de conservas, molhos e geleia, também, são uma boa opção de consumo do alimento, porém, durante o processo algumas vitaminas podem ser perdidas.

 

Quantidade recomendada ao dia

Uma ingestão regular de pimenta pode trazer benefícios à saúde, no entanto, é importante evitar seu consumo exagerado, como comer o alimento várias vezes ao dia.

 

Contraindicações

As pimentas biquinho são geralmente consideradas seguras para o consumo. No entanto, elas podem causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo ardor na boca, problemas digestivos e dores de estômago. Se você é portador de doença hemorroidária, gastrite ou alergias, recomenda-se evitar a ingestão da pimenta.

 

Receita de conserva de pimenta biquinho

A conserva de pimenta biquinho, sem dúvidas, é uma das mais deliciosas. Então, aprenda a fazer uma deliciosa conserva que vai agradar você e a toda a sua família!

 

Receita de conserva de pimenta biquinho

Quem não ama uma boa pimenta? A pimenta biquinho é conhecida por sua versatilidade e seu sabor adocicado com um leve toque picante. É  muito saborosa e combina com os mais variados pratos, tornando-se uma boa escolha para quem procura um tempero exótico no cardápio.
Curso Aperitivo
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 200g de pimenta biquinho
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 60 ml de água
  • 1 dente de alho cortado ao meio
  • 1 folha de louro
  • Orégano a gosto
  • Pimenta do reino ou pimenta preta a gosto
  • Vinagre de álcool
  • Sal a gosto

Instruções
 

  • Lave as pimentas e retire os seus talos. Em seguida, deixe-as secar bem.
  • Pegue um vidro, e adicione as pimentas dentro.
  • Em uma panela, acrescente o açúcar, a água, o alho, a folha de louro, e a pimenta do reino ou preta, e leve para ferver em fogo baixo até todo o açúcar derreter.
  • Adicione o líquido quente sobre as pimentas até atingir no máximo ¾ do vidro, acrescentando, também, o orégano. Em seguida adicione sal a gosto e complete com o vinagre.
  • Por fim, tampe bem o vidro e conserve na geladeira durante, pelo menos uma semana, antes de consumir.

 

(Autor: Peter Liu)

 

Referências

Biquinho Pepper Guide: Heat, Flavor, Uses. Pepper Scale, 2021. Disponível em: https://www.pepperscale.com/biquinho-pepper/. Acesso em 16 de mar. de 2023.

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!