Kombucha é uma bebida fermentada que tem ganhado popularidade nos últimos anos, pois traz muitos benefícios para a saúde. Então, confira todos os benefícios dessa bebida tão saudável.
Outras sugestões:
- Chá de alecrim para emagrecer
- Melhor chá para secar barriga
- 6 chás que reduzem o inchaço
- Chá de cravo para emagrecer
O que é kombucha?
Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá adoçado e uma cultura de bactérias e leveduras. É conhecida por seus benefícios probióticos e antioxidantes, além de ajudar na digestão e fortalecer o sistema imunológico. A bebida é uma ótima maneira de acrescentar probióticos na alimentação sem ter que ingerir produtos de origem animal. Sem dúvidas, é uma ótima opção para pessoas intolerantes ou, até mesmo, veganas.
A bebida tem origem na China e é conhecida no país como “ elixir da saúde e da longa vida”.
Benefícios do kombucha
A bebida traz uma série de benefícios para a saúde:
Ajuda na digestão e saúde intestinal
A kombucha é rica em probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino. Essas bactérias ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes, por exemplo. Além disso, a bebida também contém ácido acético, que ajuda a prevenir o crescimento de bactérias nocivas no intestino.
Fortalece o sistema imunológico
Kombucha contém antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso significa que o consumo regular da bebida evita o surgimento de doenças e infecções, além de melhorar a capacidade do corpo de se regenerar de lesões e doenças.
Melhora a saúde mental e reduz o estresse
Além dos benefícios para o corpo físico, a bebida também é aliada da saúde mental e reduz o estresse consideravelmente. Isso ocorre porque ela contém probióticos que ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, que, por sua vez, afetam a produção de neurotransmissores no cérebro.
Controla a glicemia no sangue
Outro benefício da kombucha é a sua capacidade de ajudar a controlar a glicose no sangue. Isso ocorre porque a bebida é rica em ácido acético e outros ácidos orgânicos que podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. No entanto, é importante lembrar que a kombucha ainda contém açúcar e deve ser consumida com moderação.
Reduz o risco de doenças cardíacas
A kombucha possui a capacidade de reduzir o risco de doenças cardíacas, pois a bebida contém ácido acético, que reduz os níveis de colesterol no sangue. Além disso, ela também ajuda a reduzir a pressão arterial, o que é outro fator de risco para doenças cardíacas.
Melhora as funções do fígado
Kombuchá possui ácido glicurônico, um composto com propriedades desintoxicantes. Sendo assim, o consumo regular da bebida pode evitar o acúmulo de resíduos tóxicos no fígado, prevenindo doenças hepáticas.
Como tomar
A Kombucha pode ser tomada gelada ou à temperatura ambiente. Recomenda-se começar com uma pequena quantidade, como meia xícara por dia, e aumentar gradualmente para uma xícara ou duas ao dia. Também é importante ter certeza de comprar kombucha de alta qualidade e armazená-lo adequadamente na geladeira.
A bebida pode ser tomada a qualquer hora do dia, até mesmo em jejum ou após as principais refeições.
Possíveis efeitos colaterais da kombucha
A kombucha é geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, no entanto, existem alguns casos de efeitos colaterais. Estes podem incluir dor de estômago, reações alérgicas e até mesmo danos ao fígado, em casos raros. É importante, também consumir kombucha com moderação e conversar com seu médico se você apresentar alguma condição de saúde. Crianças, gestantes e lactantes também devem evitar a bebida.
Como fazer kombucha caseiro
Ingredientes
- 750ml de água filtrada
- 1 xícara de açúcar branco refinado
- 2 saquinhos de chá preto
- 1/2 xícara de vinagre branco destilado
- 1 scoky ativo para kombucha
Instruções
- Primeiramente, prepare o chá preto. Para isso, misture a água quente e o açúcar num pote de vidro. Vá mexendo, até que o açúcar se dissolva por completo. Em seguida, coloque os saquinhos de chá na água açucarada e mantenha por 15 minutos em infusão.
- Quando o chá preto atingir temperatura ambiente, remova os saquinhos de chá. Em seguida, acrescente o vinagre branco destilado.
- Acrescente o scoby ativo e cubra o vidro com um filtro de café e prenda-o com um elástico.
- Durante cerca de 7 dias, mantenha a mistura numa temperatura ambiente, longe da luz direta do sol. No entanto, o kombucha pode demorar para fermentar totalmente em até 30 dias.
(Autor: Fermenta com Ciência)
REFERÊNCIAS
Kombucha: What is it, and what are its health benefits?.UNIVERSITY of NEBRASKA–LINCOLN. Disponível em: https://health.unl.edu/kombucha-what-it-and-what-are-its-health-benefits. Acesso em 31 de mar. de 2023.