Como fazer grão de bico

por Elisangela Moraes
Como fazer grão de bico

O grão de bico está cada vez mais presente em uma grande variedade de pratos, desde de ensopados, até pães e carnes. Porém, muitas pessoas ainda têm dificuldade para cozinhá-los corretamente. Mas com estas dicas incríveis, você vai aprender como fazer grão de bico de uma vez por todas!

Publicidade
Como fazer grão de bico

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

 

O que é o grão-de-bico e quais são seus benefícios?

O grão de bico é uma leguminosa originária da região do Mediterrâneo Oriental. Ela pode ser encontrada em forma seca ou cozida, e adicionada a uma grande variedade de receitas, desde saladas a pratos principais. É rico em proteínas, fibras, ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, tem um sabor neutro e levemente adocicado.

Sem dúvidas, o grão de bico é um grande aliado da saúde, pois possui muitos nutrientes importantes. Por ser rico em fibras solúveis e insolúveis, auxilia na redução  do colesterol ruim no sangue. Além disso, seu alto teor de proteínas e ferro ajuda a fortalecer os músculos e previne anemia. Também é uma excelente alternativa para vegetarianos, já que possui boas quantidades de nutrientes e proteínas vegetais, sendo um ótimo substituto para a carne.

 

Primeiras dicas para cozinhar 

Como fazer grão de bico

Agora que você já sabe todos os benefícios incríveis deste alimento, é o momento de aprender a prepará-lo para cozinhar.  Então, fique atento às dicas:

1.Primeiramente, antes de começar o cozimento do grão de bico, escolha, lave e escorra os grãos. Dessa forma, você elimina as impurezas presentes no alimento.

2.Outro fator muito importante ao preparar o grão é deixá-lo de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Este processo elimina substâncias que causam gases e má digestão, além disso deixa os grãos macios e mais fáceis de cozinhar. Se desejar, acrescente, cerca de 2 colheres de vinagre à água e vá trocando de 4 em 4 horas.

3.É importante sempre jogar fora a água do molho.

 

Como cozinhar o grão de bico corretamente

Você pode cozinhar o grão de bico de várias formas, na panela de pressão ou até mesmo nas panelas comuns.

 

Cozinhar grão de bico na pressão

 Depois das 12 horas de molho no vinagre. Lave novamente os grãos e adicione à panela de pressão.

Em seguida, coloque, em média, 3 xícaras de água para cada xícara de grãos.

Deixe na pressão, em média, por 25 minutos. Fique atento para não cozinhar demais.

 

Cozinhar grão de bico na panela comum

Sem dúvidas, é possível cozinhar os grãos na panela comum. No entanto, o processo será mais longo.

Após deixar o grão de bico por 12 horas de molho. Como no passo anterior, leva-os e acrescente à panela padrão.

Em seguida, coloque cerca de 500 gramas de grão e 7 xícaras de água. Então, leva para cozinhar em fogo baixo, por, mais ou menos, 1 hora. Durante o processo, vá verificando a consistência do grão. O tempo pode variar de acordo com a potência do fogão e o tipo de panela usada.

 

Como congelar?

Para congelar o grão de bico é simples, basta separá-los em porções pequenas, em média, 300 gramas e, depois, colocá-los em recipientes ou saquinhos para congelar.

No freezer, o alimento pode ficar congelado por até 3 meses. Já na parte baixa da geladeira ( sem congelar), a validade é de até 3 dias.

Para descongelar, você pode descer os grãos para a parte baixa da janela, por algumas horas. Mas, também, se desejar, pode adicionar grãos congelados diretamente às receitas. 

 

Como fazer grão de bico

Como fazer grão de bico

O grão de bico está cada vez mais presente em uma grande variedade de pratos, desde de ensopados, até pães e carnes. Porém, muitas pessoas ainda têm dificuldade para cozinhá-los corretamente. Mas com estas dicas incríveis, você vai aprender como fazer grão de bico de uma vez por todas!
Curso janta
Cozinha Universal

Ingredientes
  

  • 1 quilo de grão-de-bico
  • 2 colheres de vinagre de maçã
  • Água

Instruções
 

  • Após deixar o grão de bico no molho por 12 horas no vinagre. Lave-os novamente e escorra a água;
  • Em uma panela de pressão, adicione o grão-de-bico e cubra-os com água (cerca de 4 centímetros acima).
  • Deixe cozinhar, em média, por 20 a 25 minutos. Durante esse período, vá verificando se os grãos já atingiram o grão de cocção ideal.
  • Por fim, quando o grão estiver cozido. Retire da panela e distribua em porções menores. Congele se desejar.

  Referências

Chickpea Nutrition Facts and Health Benefits, 2022. Very Well fit. Disponível em https://www.verywellfit.com/chickpeas-nutrition-facts-calories-and-health-benefits-4118486 Acesso em: 20 de jan. 2023.

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!