Amendoim engorda ou emagrece?

por Elisangela Moraes
Amendoim engorda ou emagrece?

Quem nunca ouviu dizer que amendoim engorda? Mas será que isso é realmente verdade? Então, entenda se o consumo de amendoim pode realmente contribuir para o ganho de peso. 

Publicidade
Amendoim engorda ou emagrece?

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Afinal, amendoim engorda?

Primeiramente, é importante ressaltar que o amendoim, como qualquer alimento, pode causar ganho de peso se consumido em excesso.

É verdade que o amendoim possui uma quantidade significativa de calorias, mas isso não significa necessariamente que ele seja responsável pelo acúmulo de gordura corporal.

Na verdade, estudos mostram que o consumo moderado de amendoim pode até auxiliar na perda de peso, devido aos nutrientes e fibras presentes nele.

A porção diária recomendada é de até 30g por dia, o equivalente a aproximadamente um punhado ou uma colher de sopa.

 

(Autor: Nutricionista Patricia Leite)

 

Benefícios do amendoim

Confira os principais benefícios que o amendoim pode trazer para a saúde:

 

Previne contra doenças cardiovasculares

O amendoim é rico em resveratrol, um antioxidante que protege contra os danos oxidativos das células. Dessa forma, auxilia na diminuição do colesterol ruim e ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que diminui a coagulação sanguínea.

 

Previne e combate a anemia

O alimento é um poderoso aliado no combate da anemia, pois é rico em ácido fólico, que está ligado à formação das células sanguíneas.

Além disso, o amendoim possui boas quantidades de ferro, que é de grande importância no tratamento e prevenção da anemia.

 

Ajuda a emagrecer

Embora seja um alimento calórico, o amendoim é rico em gorduras saudáveis e proteínas que promovem a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a fome.

Dessa forma, se consumido na quantidade correta, o amendoim pode ser um aliado na perda de peso.

 

Melhora as funções cerebrais

O amendoim possui nutrientes essenciais que podem promover a saúde do cérebro e melhorar a função cognitiva. Entre eles está a vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante e protege as células cerebrais de danos causados pelo estresse oxidativo.

Além disso, é rico em tiamina (vitamina B1), que desempenha um papel crucial na conversão de alimentos em energia para o cérebro.

 

Fortalece os ossos

O alimento contém cálcio e magnésio, minerais essenciais para manter os ossos fortes e saudáveis. Por um lado, o cálcio desempenha um papel crucial na formação e densidade óssea.

Por outro lado, o magnésio contribui para o desenvolvimento estrutural dos ossos. Esses minerais trabalham juntos reduzindo o risco de osteoporose e fraturas.

 

Ajuda na digestão

O amendoim também é uma boa fonte de fibra dietética, tornando-o benéfico para a saúde intestinal. As fibras ajudam a promover movimentos intestinais, prevenindo a constipação.

 

Boa fonte de energia

A rica combinação de gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos faz com que o amendoim seja uma excelente opção de lanche.

Portanto, é uma ótima opção de pré-treino ou pós-treino. 

 

Regula o açúcar no sangue

Apesar de seu conteúdo moderado de carboidratos, o alimento tem um índice glicêmico (IG) relativamente baixo. Alimentos com baixo IG causam um aumento gradual e constante nos níveis de açúcar no sangue, impedindo picos rápidos nos níveis de glicose.

Esta é uma propriedade incrivelmente benéfica para diabéticos, pois ajuda a manter a glicose no sangue estável. 

 

Receita de amendoim torrado

Agora que você já conhece todos os benefícios que esse alimento traz para a saúde, confira esta receita deliciosa de amendoim torrado:

 

Amendoim engorda ou emagrece?

Amendoim torrado

Aprenda a fazer um delicioso amendoim torrado de forma rápida e fácil. Então confira.
Tempo Total 28 minutes
Curso Aperitivo, pós treino
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 500 gramas de amendoim (cru e sem casca)
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de chá de sal

Instruções
 

  • Primeiramente, adicione o amendoim em uma assadeira de tamanho grande. Em seguida, acrescente o óleo, a água, e o sal e misture bem.
  •  Leve a assadeira ao forno com temperatura de aproximadamente 180°C durante 30 minutos. Mexa na metade do tempo.
  • Por fim, retire do forno e sirva como desejar.

Quem deve evitar

Apesar de ser um alimento rico em variados nutrientes, em algumas pessoas o amendoim pode desencadear alergias, azia e aumentar a oleosidade da pele, o que pode causar espinhas.

Crianças com menos de 3 anos de idade ou com histórico genético de alergias também não deve consumi-lo antes de consultar um profissional de saúde.

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!