5 remédios caseiros para garganta inflamada

por Elisangela Moraes
5 remédios caseiros para garganta inflamada

A inflamação de garganta pode ser muito desconfortável, mas estes 5 remédios caseiros para garganta inflamada podem aliviar os sintomas e restaurar a sua saúde. Descubra como preparar uma ótima seleção de remédios naturais que vão tratar a sua garganta de forma eficaz e natural!

No entanto, fique atento! Se os sintomas persistirem por mais de 7 dias, agende uma consulta para avaliação médica e início do tratamento indicado.
Sem dúvidas, repouso adequado, hidratação e alimentação saudável, também, podem auxiliar no processo de recuperação deste quadro clínico.
 
Publicidade
5 remédios caseiros para garganta inflamada

Quais são os sintomas de inflamação na garganta?

Normalmente, a dor de garganta pode ser uma inflamação nas membranas que cobrem a laringe e faringe internas. É a reação do nosso sistema imunológico ao detectar micróbios nesta área, o que causa um aumento da sensitividade, vermelhidão e inchaço.
Os principais sinais de garganta inflamada são:
  • Dor;
  • Tosse seca e persistente;
  • Dificuldade para conversar ou engolir alimentos;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Vômito (principalmente em crianças)

 

Publicidade

Principais causas de inflamação na garganta

Existem vários agentes causadores desta condição. A garganta inflamada pode ser causada por gripes, resfriados, alergias, infecções bacterianas e, até mesmo, refluxo.

Além disso,  a inalação de substâncias tóxicas, também, podem causar irritação na garganta, assim como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

 

Principais remédios caseiros para garganta inflamada

Sem dúvidas, estes são os 5 melhores remédios caseiros para garganta inflamada:

 

1. Gengibre e limão

A mistura de gengibre e limão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas da inflamação de garganta, como a dor na garganta. Para preparar este remédio, rale um pedaço de gengibre fresco e adicione-o em uma xícara de água quente. Em seguida, adicione o suco de 2 limões e beba o líquido quente. Repita esta medicação até 3 vezes por dia para obter os melhores resultados.

 

2.Mel e limão

Sem dúvidas, uma das combinações mais eficazes para tratar a inflamação da garganta é o mel com limão. Esta mistura é rica em propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a infecção e amenizar os sintomas. Sendo assim, a melhor forma de prepará-la é misturando 3 colheres de sopa de suco fresco de limão e 1 colher de sopa de mel em uma xícara grande de água quente. Beba esta solução cerca 3 vezes ao dia para aliviar rapidamente a dor na garganta.

 

3.Chá de salvia ou camomila

O chá feito com salvia ou camomila é outra forma eficaz de tratar a inflamação da garganta, pois estas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar dores e inflamações. Para preparar este remédio caseiro, você pode usar 3 colheres de sopa de salvia ou 2 sachês de chá de camomila para 500 ml de água quente. Então, enxague sua garganta com esta solução por, pelo menos, 4 vezes por dia para obter resultados eficazes.

 

4. Gargarejos com água salgada

Se você está sofrendo de garganta inflamada, sem dúvidas, um dos remédios caseiros mais conhecidos é o gargarejo com água salgada. A mistura ajuda a eliminar bactérias causadoras da dor de garganta, pois possui incríveis propriedades antissépticas. Para preparar este remédio, adicione uma colher de chá de sal a uma xícara de água quente e misture bem, até dissolver o sal. Faça o gargarejo com essa solução durante algumas vezes ao dia, para aliviar a inflamação.

 

5. Chá de gengibre, cravo-da-índia e manjericão

Esta bebida natural é excelente para ajudar a aliviar gargantas inflamadas e,  também, ajuda a prevenir problemas
respiratórios. Além disso, o chá possui propriedades descongestionantes que ajudam no escoamento do muco e, também, propriedades expectorantes que combatem a tosse. Para preparar, coloque um pedaço pequeno da raiz do gengibre fresco, 2 cravos-da-índia e algumas folhas de manjericão picadas em uma xícara com água quente. Deixe descansando por 10 minutos e então consuma o chá quente.

 

          Referências

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!