5 folhas verdes que você precisa ter na sua alimentação

por Elisangela Moraes
5 folhas verdes que você precisa ter na sua alimentação

As folhas verdes são conhecidas por ter boas quantidades de vitaminas e minerais. Por isso, são essenciais para a saúde do organismo. Então, confira 5 folhas verdes que você precisa ter na sua alimentação e passe a ter mais saúde!

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5 folhas verdes que você precisa ter na sua alimentação

 

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Afinal, quais são os benefícios que as folhas verdes trazem?

As folhas verdes são extremamente importantes para a saúde por várias razões, como:

 

Reduz o risco de doenças crônicas

Elas contêm antioxidantes, como, por exemplo, a vitamina C e flavonoides, que ajudam a combater os danos celulares causados pelos radicais livres.

Dessa forma, reduz o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

 

Melhoram a Saúde Ocular

A presença de vitamina A em folhas verdes é ótima para a saúde ocular, ajudando a manter uma boa visão e prevenindo doenças, como a degeneração macular, que está relacionada à idade.

 

Melhoram a Saúde Óssea

Algumas folhas e vegetais verdes, como brócolis e a couve, possuem boas quantidades de vitamina A, vitamina K e cálcio. Essas vitaminas são essenciais para a saúde óssea, auxiliando na formação e manutenção dos ossos.

 

Ajudam na Digestão

As folhas verdes são ricas em fibras, sendo assim, elas ajudam a promover uma digestão saudável, prevenindo problemas como, por exemplo, constipação intestinal e má digestão.

 

Aumentam a Energia 

Este tipo de alimento é rico em vitaminas do complexo B, como ácido fólico e riboflavina, que são responsáveis e fundamentais na produção de energia e na manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso.

 

Melhoram a Saúde da Pele

Os antioxidantes presentes nas folhas verdes combatem os sinais de envelhecimento, ajudando a manter a pele saudável, protegida e hidratada.

 

Reduzem o Estresse

Algumas folhas verdes contêm magnésio, que ajuda a reduzir o estresse e promove uma sensação de relaxamento.

 

5 folhas verdes que você precisa ter na sua alimentação

Agora que você já conhece a importância das folhas verdes na alimentação, confira quais folhas você deve adicionar já ao seu plano alimentar:

 

Alface

Sem dúvidas, o alface não poderia ficar de fora desta lista! Tudo isso porque o alimento é de fácil acesso, é muito barato e possui uma enorme quantidade de nutrientes. 

O alface possui boas quantidades de água, vitaminas (A, B, C , K), fibras alimentares, minerais (cálcio, magnésio, e fósforo) e uma certa quantidade de proteínas.

Além disso, é um alimento com poucas calorias e baixo índice glicêmico, tornando-se um ótimo alimento para pessoas com diabetes.

 

Couve

A couve é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, vitamina K, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, potássio e manganês. 

Esses nutrientes são importantes para a saúde dos ossos, visão, sistema imunológico e muitas outras funções do organismo.

Além disso, o alimento é rico em antioxidantes, que reduzem o risco de câncer, fortalecendo o sistema imunológico, os ossos e os dentes.

 

Agrião

O agrião é um alimento que possui grandes quantidades de vitaminas e minerais, como, por exemplo: vitamina C, vitamina K, vitamina A, cálcio, ferro, potássio e manganês. 

Esses nutrientes são de grande importância para a manutenção de várias funções do corpo, como saúde dos ossos, imunidade e coagulação sanguínea. 

 

Espinafre

O espinafre também não poderia ficar de fora dessa listinha.  O alimento é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, como vitamina K, A, C, vitamina E, ácido fólico, ferro, cálcio e potássio. 

Esses nutrientes são responsáveis por manter diversas funções no organismo, como, por exemplo: a saúde dos ossos, visão, sistema imunológico e saúde cardiovascular.

Além disso, a couve contém minerais potássio, cálcio, magnésio e ferro, que auxiliam no processo de emagrecimento, controlam o colesterol ruim e auxilia no processo de desintoxicação do corpo.

 

Repolho

O repolho é, também, uma ótima fonte de vitaminas e minerais, por isso ele é o último da nossa lista.

O alimento é rico em vitamina C, K, B6, ácido fólico, cálcio, potássio e manganês. Esses nutrientes são de grande importância para a saúde dos ossos, imunidade, coagulação sanguínea e muitas outras funções essenciais do organismo.

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