Alimentos ricos em carboidratos: benefícios

por Elisangela Moraes
Alimentos ricos em carboidratos: benefícios

Muitas vezes se fala dos carboidratos como sendo vilões da dieta, mas isso não é verdade! Os carboidratos possuem uma grande importância para as funções do corpo. Entenda agora quais são os alimentos ricos em carboidratos e seus benefícios para a saúde.

Publicidade
Alimentos ricos em carboidratos: benefícios

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Quais os benefícios que os carboidratos trazem à saúde?

Os alimentos ricos em carboidratos trazem variados benefícios ao organismo, pois são uma fonte importante de energia. Então, confira alguns deles:

 

Melhora o desempenho físico

Os carboidratos são muito importantes para pessoas que fazem atividades físicas intensas, como, por exemplo, musculação e treinos de alta intensidade, pois o corpo necessita dos carboidratos para fornecer energia rápida aos músculos.

 

Aumenta o desempenho das funções cerebrais

O cérebro também necessita de glicose como fonte de energia. Quando você consome alimentos ricos em carboidratos ajuda a manter a função cerebral em dia.

 

Preserva a massa muscular

A massa muscular é de grande importância no nosso corpo.

 Por isso, é importante consumir quantidades adequadas de carboidratos, pois eles evitam a quebra de proteínas musculares, ajudando a preservar a massa muscular.

 

Melhora o humor

Carboidratos ajudam a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo o humor e bem-estar. 

Por isso, desde que consumido em quantidades adequadas, os carboidratos podem ajudar a melhorar o humor e reduzir irritabilidade e tristeza.

 

Promove a saúde digestiva

Alimentos ricos em carboidratos, principalmente aqueles que são ricos em fibras, como grãos integrais, frutas e vegetais, ajudam a melhorar a saúde digestiva, prevenindo sintomas de intestino preso.

 

Fornece energia ao corpo

Carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Eles são quebrados em forma de glicose, que é usada pelas células como uma espécie de combustível para realização de atividades diárias.

Por isso, nunca corte os carboidratos da sua alimentação sem orientação de um profissional de saúde.

 

Quais alimentos são ricos em carboidratos?

Agora que você já sabe a importância do consumo de carboidratos para a saúde do corpo, confira alguns alimentos que você pode adicionar à sua alimentação diária:

 

Pães integrais

Arroz integral

Quinoa, aveia, cevada e outros grãos ricos em carboidratos complexos.

Bananas

Maçãs

Peras

Mangas

Uvas

Laranjas 

Batatas

Batata-doce

Milho

Feijão

Grão-de-bico

Passas

Figos

Nozes

Sementes de abóbora

 

Qual é a quantidade de carboidrato recomendada diariamente?

A quantidade pode variar devido a algumas fatores, como, por exemplo, idade, sexo, nível de atividade física, metabolismo basal e objetivos. 

No entanto, para a maior parte das pessoas recomenda-se o consumo de mais ou menos 45% a 65% das calorias diárias totais.

Por exemplo,  para uma dieta de 2.000 calorias por dia, isso corresponde a cerca de 225 a 325 gramas de carboidratos por dia, pois cada grama de carboidrato fornece aproximadamente 4 calorias.

Outro ponto que vale lembrar é sempre escolher fontes saudáveis de carboidratos, como grãos integrais, frutas, vegetais e legumes, em vez de carboidratos refinados e açúcares adicionados.

 

Por que o excesso de carboidratos podem levar ao ganho de peso?

Os carboidratos são essencias para saúde, mas quando consumidos em excesso podem levar ao ganho de peso.

Isso ocorre principalmente quando o consumo de carboidratos simples é alto, pois eles são uma fonte rápida de energia, e consequentemente são digeridos muito rapidamente pelo estômago e intestinos.

Dessa forma, grandes quantidade de glicose caem no sangue e serão utilizadas pelas células para realizar as funções vitais do organismo.

No entanto, o corpo pode não usar todo esse açúcar que caiu na corrente sanguínea, principalmente em pessoas sedentárias.

Sendo assim, o excesso de açúcar que não foi utilizado é armazenado nas células de gordura, levando ao aumento de peso.

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!