11 benefícios da semente de abóbora para a saúde

por Elisangela Moraes

Você sabia que as sementes de abóbora, além de serem muito saborosas, também trazem muitos benefícios para o corpo? Então, confira agora 11 benefícios da semente de abóbora para a saúde.

Publicidade

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Benefícios da semente de abóbora

As sementes de abóbora são ricas em nutrientes e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. Aqui estão alguns deles:

 

Rica em nutrientes

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de nutrientes, como, por exemplo, magnésio, zinco, ferro, manganês, fósforo, cobre e proteínas.

 

Promove a saúde do coração

Elas contêm boas quantidades de ácidos graxos, como ácido oleico. Essas substâncias são fundamentais para a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 

Previne o envelhecimento

As sementes de abóbora contêm antioxidantes, como carotenóides e vitamina E. Dessa forma, ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo e o envelhecimento precoce.

 

Promove a saúde da próstata

O consumo regular de sementes de abóbora ajuda a promover a saúde da próstata, reduzindo o risco de hiperplasia prostática benigna (HPB).

 

Controla o açúcar no sangue

As sementes de abóbora podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, pois contém alto teor de magnésio, que desempenha um papel importante na metabolização da glicose.

 

Ricas em fibras

São uma boa fonte de fibras, o que é importante para a saúde digestiva, prevenindo problemas como intestino preso e proporcionando uma maior saciedade após as refeições.

 

Melhora a qualidade do sono

A abóbora contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que, por sua vez, pode ser convertido em melatonina, ajudando na qualidade do sono.

 

Contribui para a saúde dos ossos

O teor de magnésio e fósforo nas sementes de abóbora traz muitos benefícios para a saúde óssea. Dessa forma, contribuindo para a formação e manutenção dos ossos.

 

Fortalece o sistema imunológico

Os nutrientes presentes nas sementes de abóbora, como, por exemplo, o  zinco e vitamina E, são conhecidos por desempenhar papéis importantes no fortalecimento do sistema imunológico.

 

É anti-inflamatório natural

Alguns componentes das sementes de abóbora, como os fitoesteróis, têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Dessa forma, previne o surgimento de várias doenças.

 

Ajuda a ganhar massa muscular

As sementes de abóbora contém boas quantidades de proteínas. Dessa forma, podem ajudar no ganho de massa muscular, especialmente em pessoas que praticam musculação.

 

Como preparar as sementes de abóbora

Para prepará-las é muito simples, então confira a receitinhas:

11 benefícios da semente de abóbora para a saúde

Sementes de abóbora crocantes

Esta receita é muito fácil e rápida de preparar!
Tempo Total 20 minutes
Curso Acompanhamento, Aperitivo
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 1 xícara de chá de sementes de abóbora crua (sementes de 1 abóbora)
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Primeiramente, com o auxilio de uma colher, raspe as sementes de abóbora até que elas soltem e depois transfira para uma peneira.
  • Em seguida, lave bem as sementes até soltar o resto de polpa ou fiapos.Deixe escorrer bem a água e depois seque bem as sementes com um pano limpo.
  • Coloque uma frigideira no fogo baixo. Quando aquecer, adicione o azeite e as sementes de abóbora. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por mais ou menos 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem tostadinhas e crocantes.
  • Sirva como petisco ou adicione em saladas.

Como consumir as sementes de abóbora?

As sementes de abóbora podem ser consumidas de várias maneiras. Então, confira algumas delas:

 

Lanche saudável

As sementes de abóbora torradas são um excelente lanche. Você pode temperá-las com sal, pimenta, ou mesmo misturar com especiarias como cominho, páprica ou alho em pó.

 

Em saladas

Você pode polvilhar as sementes de abóbora torradas sobre saladas para adicionar uma textura mais crocante. Sem dúvidas, fica uma delícia!

 

Em pratos principais

Você também pode usar as sementes de abóbora sobre pratos principais, como, por exemplo, massas, risotos, ou vegetais assados.

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!