Vinagre de maçã: conheça benefícios e como consumir

por Elisangela Moraes
Vinagre de maçã: conheça benefícios e como consumir

O vinagre de maçã, além do sabor, também é muito conhecido por suas propriedades. Então, conheça agora agora os benefícios do vinagre de maçã e como consumi-lo.

Publicidade
Vinagre de maçã: conheça benefícios e como consumir

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Afinal, para que serve o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um produto natural feito a partir da fermentação de maçãs e traz uma variedade de benefícios à saúde. Então, confira alguns deles:

 

Ajuda a emagrecer

Algumas pesquisas mostram que o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir o apetite e a aumentar a sensação de saciedade, levando a uma menor ingestão de calorias e, consequentemente, à perda de peso.

 

Regula os níveis de glicose no sangue

O vinagre de maçã pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições. 

Dessa forma, ele se torna uma boa opção para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

 

Melhora da digestão 

Apesar de possuir um alto nível de acidez, ao contrário do que se pensa, o vinagre de maçã pode auxiliar na digestão. Tudo isso, porque ele contém fibras e ácidos que estimulam a digestão dos alimentos, evitando sintomas de má-digestão.

 

Propriedades antimicrobianas

O ácido acético presente no vinagre de maçã pode ter propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a combater bactérias e outros patógenos no trato digestivo, como, por exemplo, a Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, que são responsáveis por infecções do trato urinário, gastrointestinal e de pele.

 

Protege o coração

Por possuir ação antioxidante, seu consumo ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque o vinagre de maçã evita que a gordura se deposite nas paredes dos vasos sanguíneos.

 

Promove a saúde do fígado

O vinagre de maçã é rico em ácido málico, cítrico e lático, que agem de forma positiva na saúde do órgão. 

Dessa forma,  previne o surgimento da esteatose hepática, uma condição provocada pelo acúmulo de gordura ao redor do fígado.

 

Previne o surgimento de acne

O vinagre de maçã é rico em ácidos que impedem a proliferação das bactérias que causam a acne.

No entanto, seu uso no rosto deve ser feito com cuidado. Por exemplo, a pele não deve estar sensível e com ferimentos abertos. Além disso, o produto nunca deve ser utilizado puro, mas sim misturado em água.

Vale ressaltar também que, após a aplicação, é de grande importância evitar a exposição solar, pois pode causar queimaduras no rosto.

 

(Autor: Dr. Gabriel Azzini)

 

Como utilizar o vinagre de maçã

Existem algumas maneiras de usar o vinagre de maçã. Então, confira algumas delas:

 

Bebida de Desintoxicação

Muitas pessoas diluem uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e bebem antes das refeições como parte de uma possível estratégia de perda de peso ou de desintoxicação. Lembre-se de diluir bem, pois o vinagre puro pode ser muito ácido.

 

Consumir como parte da alimentação

O vinagre de maçã é frequentemente usado como tempero para saladas. Misture uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã com azeite de oliva, sal e pimenta para criar um molho simples e saboroso.

 

Passar na pele

O vinagre de maçã é ocasionalmente utilizado como tônico facial diluído para ajudar a equilibrar o pH da pele.

Para isso, dilua 1 colher do produto em um copo de água. Em seguida, molhe um algodão no líquido e passe no rosto limpo e seco. 

Deixe a mistura agir por, aproximadamente, 20 segundos e enxague o rosto.

No entanto, após o uso, é importante aplicar um hidratante e o protetor solar de uso diário.

 

Quem deve evitar

Pessoas alérgicas ao vinagre de maçã devem evitá-lo. Além disso, indivíduos que fazem tratamento com  digoxina ou diuréticos como, por exemplo, furosemida ou hidroclorotiazida, também não devem utilizá-lo sem orientação médica.

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!