Musculação emagrece?

por Elisangela Moraes
Musculação emagrece?

Muitas pessoas têm dúvidas se a musculação realmente emagrece. Então, entenda como o exercício pode te ajudar a perder peso.

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Musculação emagrece?

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O papel da musculação na perda de peso

A musculação como todo exercício contribui para o emagrecimento, pois qualquer tipo de atividade ajuda na queima de calorias.

No entanto, para obter resultados também deve ser levado em consideração seu metabolismo, a quantidade de exercício semanal, nível de intensidade e a dieta.

Vale lembrar que não adianta praticar exercícios 7 horas seguidas, em apenas um dia da semana. Você deve dividir o exercício diariamente para não sobrecarregar os músculos e permitir que o corpo consiga se recuperar.

É de extrema importância respeitar os limites do seu corpo, pois o excesso de atividade física pode gerar consequências graves para o corpo, como, por exemplo, alterações no sistema nervoso e nos órgãos, e lesões musculares graves.

 

O que mais emagrece? Cardio ou musculação?

Muitas pessoas têm essa dúvida. Mas, para emagrecer de forma eficiente, o melhor é aliar o cardio e a musculação.

A perda de peso corporal se dá quando o corpo se encontra em um balanço energético negativo (o famoso déficit calórico), em outras palavras, quando ingerimos menos calorias do que as que gastamos.

Para um uma perda de peso eficiente, a pessoa deve seguir uma dieta de déficit calórico controlado (de preferência acompanhado por um nutricionista), e um programa de exercícios físicos que junte cardio e musculação.

Vale esclarecer que treino cardio, como, por exemplo corrida e ciclismo, se realizado com uma boa intensidade, terá um maior gasto energético em relação à musculação. 

No entanto, vale ressaltar que a musculação é essencial na preservação e aumento da massa muscular, enquanto o treino cardio é eficaz no processo de redução de gordura.

Em resumo, enquanto as atividades de cardio aumentam o gasto calórico durante a realização do exercício, a musculação faz com que o organismo continue queimando calorias mesmo quando está em repouso.

 

O que comer para ganhar massa muscular?

Musculação emagrece?Pessoas que praticam musculação precisam de uma boa alimentação para ganhar massa magra. Para isso, uma dieta rica em proteínas, carboidratos e gorduras boas é fundamental. Então, conheça os melhores alimentos para ganhar massa muscular e tenha ótimos resultados.

 

Proteína

A proteína é um nutriente essencial para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo, como, por exemplo: músculos, ossos, pele e cabelo. 

Além disso, ela age na produção de enzimas, hormônios e anticorpos. 

As principais fontes de proteínas são carnes, peixes, ovos, laticínios, legumes e nozes. 

Também, vale a pena lembrar que é importante adicionar uma variedade de fontes de proteína em sua dieta, para garantir que você esteja recebendo todos os aminoácidos essenciais necessários para o seu corpo.

 

Gorduras

As gorduras boas são muito importantes para a saúde do coração, pois ajudam a absorver vitaminas solúveis em gordura e fornecem energia ao corpo. 

Além disso, elas também ajudam a manter a saciedade e a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Quando combinadas com proteínas e carboidratos complexos, as gorduras boas ajudam a manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia. 

É importante lembrar que nem todas as gorduras são iguais. Existem as gorduras saturadas e trans (gorduras ruins) que devem ser evitadas ou consumidas com moderação, enquanto as gorduras insaturadas (gorduras boas) são benéficas para a saúde.

As fontes de gorduras boas incluem alimentos como abacate, nozes, sementes, azeite de oliva e peixes, como salmão e atum. 

 

Carboidratos

Os carboidratos são uma fonte importante de energia para o corpo, porém nem todos são iguais.

Na hora alimentação, é importante escolher carboidratos complexos, como grãos integrais, frutas e vegetais, em vez de carboidratos refinados, como açúcar e farinha branca.

Os carboidratos complexos são os melhores, pois fornecem fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde, enquanto os carboidratos refinados podem levar a picos de açúcar no sangue e problemas de saúde a longo prazo. 

 

Vegetais

Outro grupo também importante são os vegetais. Eles são ricos em nutrientes essenciais, vitaminas e minerais que ajudam a manter o corpo saudável. 

Além disso, são uma excelente fonte de fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo funcionando corretamente, aumentando a sensação de saciedade.

Outro benefício incrível dos vegetais é que são baixos em calorias e gorduras, o que os torna uma ótima opção para quem quer manter uma dieta equilibrada.

 

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