O dente-de-leão é uma planta que muitas vezes é considerada uma erva daninha, mas na verdade possui uma série de benefícios potenciais para a saúde. Então, conheça alguns dos seus principais benefícios e como usá-la.
Outras sugestões:
- chá de mulungu: para que serve e como fazer
- Chá de marcela: benefícios e como fazer
- Chá de melissa: para que serve e como fazer
- Chá de manjericão: benefícios e como fazer
Para que serve o dente-de-leão
O dente-de-leão (Taraxacum officinale) serve para:
Proteger o fígado
O dente-de-leão possui propriedades hepatoprotetoras, ajudando a proteger e desintoxicar o fígado.
Além disso, a erva auxilia no processo de regeneração do fígado, ajudando a diminuir a gordura acumulada no órgão.
Estimular a digestão
As raízes da planta possuem oligofrutanos, composto que estimulam a manutenção e crescimento das bactérias intestinais boas para a saúde.
Dessa forma, o dente-de-leão pode auxiliar no combate à prisão de ventre e, também, na prevenção de doenças intestinais.
Ação diurética
O dente-de-leão possui ação diurética, o que faz aumentar a produção de urina pelo corpo, ajudando na eliminação de excesso de líquidos e toxinas.
A erva possui componentes que podem ter esse efeito, pois é rica em compostos flavonóides, potássio e outras substâncias.
Estimula o sistema imunológico
A planta é rica em antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças.
Auxilia na perda de peso
As raízes da erva possuem efeito anti-obesidade, pois atua no metabolismo dos lipídios. Dessa forma, reduz as células gordurosas e impede sua formação, já que age bloqueando as enzimas do pâncreas.
Fortalece os ossos
A presença de vitamina K e cálcio no dente-de-leão pode contribuir para a saúde óssea, ajudando a manter a densidade mineral óssea.
No entanto, vale lembrar que este é apenas um resumo dos benefícios do dente-de-leão, e que cada pessoa pode experimentar resultados diferentes.
Consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta ou suplemento é sempre a melhor opção.
Chá de dente de leão emagrece?
Como já mencionado, possui efeito anti-obesidade, pois atua no metabolismo dos lipídios. Dessa forma, reduz as células gordurosas e impede sua formação, já que age bloqueando as enzimas do pâncreas.
Além disso, a planta tem efeito diurético, o que significa que pode ajudar o corpo a libertar líquidos em excesso e reduzir o inchaço.
Porém, é de grande importância compreender que a perda de peso é alcançada através de uma combinação de dieta saudável e exercício regular, e o chá de dente de leão é apenas um adicional.
Como usar
O dente-de-leão é uma planta versátil e pode ser usada de várias maneiras, tanto para fins culinários, quanto medicinais. Aqui estão algumas formas comuns de usar o dente-de-leão:
Folhas em Saladas: As folhas jovens do dente-de-leão podem ser colhidas e adicionadas a saladas. Elas possuem um amargor leve e delicioso.
Chá de Dente-de-Leão: o chá de dente-de-leão pode ser feito a partir das folhas ou raízes secas.
Folhas cozidas: As folhas de dente-de-leão também podem ser cozidas como vegetais. Ferva as folhas em água salgada por alguns minutos para reduzir o amargor. Depois, você pode refogá-las com azeite de oliva, alho e outras especiarias para criar um prato saboroso.
Pestos e Molhos: Você pode usar as folhas do dente-de-leão para fazer pestos e molhos verdes. Basta misturar as folhas com azeite de oliva, alho, nozes (como pinhões) e queijo parmesão (opcional), processando até obter uma consistência desejada.
Suplementos e Extratos: O dente-de-leão também está disponível na forma de suplementos, como, por exemplo, cápsulas, comprimidos e extratos líquidos.
Chá de dente de leão
Agora que você conhece todos os benefícios da planta. Aprenda como preparar o chá.
Chá de dente de leão
Ingredientes
- 2 colheres de chá de dente de leão em pó
- 200 ml de água fervente
Instruções
- Primeiramente, ferva a água. Em seguida, quando atingir fervura, apague o fogo.
- Adicione o chá e deixe em infusão por 10 minutos.
- Deixe esfriar e beba até 3 vezes ao dia.
Quem deve evitar
Embora o dente-de-leão traga vários benefícios para a saúde, há certos grupos de pessoas que devem evitar consumi-lo. Entre essas pessoas estão: pessoas alérgicas, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas portadoras de problemas na vesícula, crianças e individuos que fazem uso de medicamentos diuréticos.
Referências
- Rafael Julian Malpartida Yapias. Diente De León (Taraxacum Officinale) con Propiedades Medicinales: Revisión Sistemática. Revista de Investigación Científica y Tecnológica Alpha Centauri . Vol. 4 . 15-19, 2022.
- 11 Dandelion Root Benefits. Verywell Health, 2023. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-dandelion-root-89103. Acesso em: 29/08/2023.