Dente-de-leão: para que serve e como usar

por Elisangela Moraes
Dente-de-leão: para que serve e como usar

O dente-de-leão é uma planta que muitas vezes é considerada uma erva daninha, mas na verdade possui uma série de benefícios potenciais para a saúde. Então, conheça alguns dos seus principais benefícios e como usá-la.

Publicidade
Dente-de-leão: para que serve e como usar

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Para que serve o dente-de-leão

O dente-de-leão (Taraxacum officinale) serve para:

 

Proteger o fígado

O dente-de-leão possui propriedades hepatoprotetoras, ajudando a proteger e desintoxicar o fígado.

Além disso, a erva auxilia no processo de regeneração do fígado, ajudando a diminuir a gordura acumulada no órgão.

 

Estimular a digestão

As raízes da planta possuem oligofrutanos, composto que estimulam a manutenção e crescimento  das bactérias intestinais boas para a saúde.

Dessa forma, o dente-de-leão pode auxiliar no combate à prisão de ventre e, também, na prevenção de doenças intestinais.

 

Ação diurética

O dente-de-leão possui ação diurética, o que faz aumentar a produção de urina pelo corpo, ajudando na eliminação de excesso de líquidos e toxinas. 

A erva possui componentes que podem ter esse efeito, pois é rica em compostos flavonóides, potássio e outras substâncias.

 

Estimula o sistema imunológico

A planta é rica em antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças.

 

Auxilia na perda de peso

As raízes da erva  possuem efeito anti-obesidade, pois atua no metabolismo dos lipídios. Dessa forma, reduz as células gordurosas e impede sua formação, já que age bloqueando as enzimas do pâncreas.

 

Fortalece os ossos

A presença de vitamina K e cálcio no dente-de-leão pode contribuir para a saúde óssea, ajudando a manter a densidade mineral óssea.

 

No entanto, vale lembrar que este é apenas um resumo dos benefícios do dente-de-leão, e que cada pessoa pode experimentar resultados diferentes.

Consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta ou suplemento é sempre a melhor opção.

 

Chá de dente de leão emagrece?

Como já mencionado, possui efeito anti-obesidade, pois atua no metabolismo dos lipídios. Dessa forma, reduz as células gordurosas e impede sua formação, já que age bloqueando as enzimas do pâncreas.

Além disso, a planta tem efeito diurético, o que significa que pode ajudar o corpo a libertar líquidos em excesso e reduzir o inchaço.

Porém, é de grande importância compreender que a perda de peso é alcançada através de uma combinação de dieta saudável e exercício regular, e o chá de dente de leão é apenas um adicional. 

 

Como usar

O dente-de-leão é uma planta versátil e pode ser usada de várias maneiras, tanto para fins culinários, quanto medicinais. Aqui estão algumas formas comuns de usar o dente-de-leão:

 

Folhas em Saladas: As folhas jovens do dente-de-leão podem ser colhidas e adicionadas a saladas. Elas possuem um amargor leve e delicioso. 

Chá de Dente-de-Leão: o chá de dente-de-leão pode ser feito a partir das folhas ou raízes secas.

Folhas cozidas: As folhas de dente-de-leão também podem ser cozidas como vegetais. Ferva as folhas em água salgada por alguns minutos para reduzir o amargor. Depois, você pode refogá-las com azeite de oliva, alho e outras especiarias para criar um prato saboroso.

Pestos e Molhos: Você pode usar as folhas do dente-de-leão para fazer pestos e molhos verdes. Basta misturar as folhas com azeite de oliva, alho, nozes (como pinhões) e queijo parmesão (opcional), processando até obter uma consistência desejada.

Suplementos e Extratos: O dente-de-leão também está disponível na forma de suplementos, como, por exemplo, cápsulas, comprimidos e extratos líquidos.

 

Chá de dente de leão

Agora que você conhece todos os benefícios da planta. Aprenda como preparar o chá.

Dente-de-leão: para que serve e como usar

Chá de dente de leão

Agora que você conhece todos os benefícios da planta. Aprenda como preparar o chá.
Tempo Total 10 minutes
Curso Chá
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 2 colheres de chá de dente de leão em pó
  • 200 ml de água fervente

Instruções
 

  • Primeiramente, ferva a água. Em seguida, quando atingir fervura, apague o fogo.
  • Adicione o chá e deixe em infusão por 10 minutos.
  • Deixe esfriar e beba até 3 vezes ao dia.

Quem deve evitar

Embora o dente-de-leão traga vários benefícios para a saúde, há certos grupos de pessoas que devem evitar consumi-lo. Entre essas pessoas estão: pessoas alérgicas, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas portadoras de problemas na vesícula, crianças e individuos que fazem uso de medicamentos diuréticos.

 

Referências

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!