O gengibre é muito conhecido pelo seu sabor e aroma marcantes, mas, também, possui grandes propriedades medicinais. Aprenda como fazer chá de gengibre de uma vez por todas!
Outras sugestões:
- Chá de alecrim para emagrecer
- Melhor chá para secar barriga
- 6 chás que reduzem o inchaço
- Chá de cravo para emagrecer
Para que serve o chá de gengibre?
A raiz originária da Ásia é muito apreciada na culinária em forma de temperos. Também, é muito usada em forma de chás e óleos. As propriedades presentes no gengibre auxiliam no tratamento de várias condições de saúde, como, por exemplo, problemas gastrointestinais, dores e infecções.
Além disso, o chá de gengibre é rico em vitaminas e minerais, como magnésio, potássio, vitamina B6, tornando-se um grande aliado da beleza e saúde.
O chá de gengibre contribui, também, para:
1.Emagrecimento saudável
O chá de gengibre é um grande aliado do emagrecimento saudável, pois atua como termogênico. Sendo assim, ele acelera o metabolismo e proporciona mais energia, fazendo com que ocorra uma maior redução de gordura corporal.
Além disso, a raiz ajuda a reduzir a fome e a absorção de gordura pela organismo. Tudo isso contribui para o emagrecimento saudável e efetivo.
2. Alívio de dores
O gengibre atua na redução de vários tipos de dores. Ele diminui a produção de prostaglandinas, uma substância que gera inflamação e dor. Dessa forma, a raiz pode ser uma grande aliada no combate à enxaquecas, dores musculares e cólicas menstruais.
3.Redução do açúcar no sangue
Estudos mostram que o gengibre reduz a taxas de glicose no sangue, em pacientes com diabetes tipo 2. A raiz aumenta a síntese de insulina, reduzindo a resistência e ela.
4.Prevenção de infecções
A especiaria tem o poder de reduzir variados tipos de infecções do trato respiratório, como, por exemplo, gripes, resfriados e bronquite. Além disso, as substancias presentes na raiz ajudam a diminuir infecções na boca, como gengivite, periodontite e amigdalite.
5. Alivio da má digestão
O chá de gengibre reduz a má digestão e enjoo, pois possui ação antiemética, auxiliando no esvaziamento gástrico. Ele, também, protege a mucosa do estômago, evitando o surgimento de úlceras e outras doenças estomacais.
Como fazer o chá de gengibre?
Para fazer o chá de gengibre, você só precisará de gengibre, água e mel.
Como fazer chá de gengibre
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 xícaras de chá de água quente
Instruções
- Adicione o mel e o gengibre ralado a uma panela com água. Em seguida, ferva os ingredientes, em média, por 5 minutos.
- Então, sirva.
Qual o melhor horário para tomar o chá?
Sem dúvidas, o melhor horário para tomar o chá de gengibre é durante o dia, pois ele possui ação termogênica, podendo causar agitação. Dessa forma, é importante evitar a sua ingestão durante a noite, porque pode causar insônia.
Efeitos colaterais
Antes de mais nada, evite o consumo exagerado do chá. É indicado a sua ingestão de, no máximo, 3 vezes ao dia.
O consumo excessivo pode causar sintomas como dores de estômago e sonolência.
Quando o chá de gengibre não é indicado?
Pessoas com doenças hemorrágicas devem evitar o consumo de gengibre, pois a raiz pode estimular a circulação do sangue, causando hemorragias. Pacientes com pressão alta e diabetes só devem usar o chá de gengibre com acompanhamento médico, pois ele anular os efeitos de alguns medicamentos.
Referências
- 12 health benefits of ginger. Single Care, 2022. Disponível em https://www.singlecare.com/blog/ginger-benefits/#lowers-blood-sugar. Acesso em: 16 de dez. de 2022.
- CARVALHO, C. N. Gerdane. Efetividade do gengibre na redução de níveis metabólicos de pessoas com diabetes: ensaio clínico randomizado. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Piauí, 2020.