O chá de espinheira-santa é famoso por seus benefícios para a saúde. Esta planta medicinal é usada há séculos para tratar uma variedade de condições, desde problemas digestivos, até inflamações. Conheça os incríveis benefícios do chá de espinheira santa e aprenda como fazer.
Outras sugestões:
- chá de mulungu: para que serve e como fazer
- 6 chás que reduzem o inchaço
- Chá de melissa: para que serve e como fazer
- Chá de canela para que serve e como fazer
O que é a espinheira-santa?
A espinheira-santa é uma planta medicinal nativa da América do Sul, especialmente do Brasil. Ela é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.
Normalmente, seu chá é feito a partir das folhas e cascas da planta e é usado para tratar uma variedade de condições, como, por exemplo: problemas digestivos, úlceras e gastrite.
Além disso, os compostos ativos presentes nela ajudam a reduzir a inflamação, aliviar a dor e melhorar a saúde do corpo.
Para que serve chá de espinheira santa?
A planta traz vários benefícios para a saúde, como:
Alívio de problemas digestivos
A planta é uma ótima aliada para o alívio de problemas digestivos, como azia, gastrite e úlceras. Isso ocorre porque ela possui compostos que ajudam a proteger a mucosa do estômago e a reduzir a produção de ácido gástrico.
Alguns estudos com roedores indicam que a espinheira-santa age de forma semelhante à cimetidina, um remédio utilizado para diminuir a produção de ácido gástrico na região estomacal.
Ação anti-inflamatória e analgésica
Além de ajudar na digestão, o chá de espinheira-santa também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Isso significa que ele pode ser útil no alívio de dores e inflamações, como dores de cabeça, cólicas menstruais e dores musculares.
Auxilia a combater H.pylori
Por ter propriedades antibacterianas, a planta pode ajudar a combater a H. pylori, uma bactéria que pode causar úlceras estomacais e outros problemas digestivos.
No entanto, é importante consultar um profissional de saúde antes de usar qualquer erva para tratar condições de saúde.
Melhora da imunidade
O chá de espinheira-santa também pode ajudar a melhorar a imunidade do organismo, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as células do corpo.
Dessa forma, o consumo regular do chá pode ajudar a prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico.
É diurético e desintoxicante
A planta também possui propriedades diuréticas e desintoxicantes que auxiliam na eliminação das toxinas do organismo, reduzindo o inchaço e a retenção de líquidos.
Além disso, o chá pode ser uma opção natural para quem busca emagrecer, já que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a reduzir a sensação de fome.
No entanto, vale lembrar que o consumo excessivo do chá pode causar efeitos colaterais, como diarreia e desidratação, por isso é importante consumi-lo com moderação e sempre com orientação médica.
Melhora o trânsito intestinal
A planta também possui uma leve ação laxante, o que pode contribuir para a melhora do trânsito intestinal.
Como fazer
A espinheira-santa pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas. No caso do chá, ele pode ser preparado com folhas frescas ou secas da planta.
Chá de espinheira santa
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de folhas de espinheira-santa
- 500 ml de água
Instruções
- Em uma panela, ferva 500 ml de água. Quando a água estiver borbulhando apague o fogo.
- Em seguida acrescente a erva e deixa em infusão por 10 minutos.
- Coe e sirva.
Como usar
O chá pode ser consumido até três vezes ao dia, de preferência em jejum ou antes das principais refeições do dia.
É, também, possível aproveitar os benefícios da espinheira-santa por meio de cápsulas. Normalmente, as cápsulas possuem doses de 380 mg e sua ingestão deve ser de 2 unidades, cerca de 3 vezes ao dia, antes das refeições.
No entanto, as instruções de uso devem estar de acordo com as orientações de um médico e do fabricante.
Efeitos colaterais da espinheira-santa
Durante o período de uso da planta, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, principalmente em casos de consumo excessivo.
Alguns do efeitos colaterais pode aparecer como:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreias
- Dores de cabeça
- Boca seca.
Além disso, mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o uso da espinheira-santa sem consultar um médico.
Vale lembrar que não é indicado o uso da planta por mais de 6 meses seguidos.
Quem deve evitar
A espinheira santa é contraindicada para mulheres grávidas ou em período de amamentação, pois pode reduzir a produção de leite.
Além disso, pessoas com úlceras gástricas ou duodenais em fase aguda, indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da planta devem tomar precauções.
Dúvidas frequentes
Chá de espinheira-santa emagrece?
A planta pode ajudar na redução da retenção de líquidos no organismo, pois possui ação laxativa e diurética. No entanto, não há evidências científicas que comprovem que ela está ligada diretamente com a perda de gordura.
Caso necessite emagrecer, procure um profissional de saúde e mantenha uma alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos regularmente.
Quanto tempo o chá de espinheira-santa faz efeito?
O tempo de ação da planta se dá em torno de 30 dias.
No entanto, isso variar de pessoa para pessoa e depende da gravidade do problema.
(Autor: DR Juliano Teles)
Referências
- SANTOS-OLIVEIRA, Ralph; et al. Revisão da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, Celastraceae. Contribuição ao estudo das propriedades farmacológicas. Revista Brasileira de Farmacognosia. 19. 2b; 650-659, 2009.
- ESPINHEIRA-SANTA. Horto didático de plantas medicinais HU/CCS, 2020. Disponível em https://hortodidatico.ufsc.br/espinheira-santa/. Acesso em: 10 de maio de 2023.