O chá de canela é uma bebida deliciosa e saudável que serve como estimulante e traz inúmeros benefícios. Rico em antioxidantes e componentes anti-inflamatórios, pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a digestão e a saúde cardiovascular. Além disso, auxilia na perda de peso e proporciona um sistema imunológico mais saudável.
Este chá pode ser preparado com a especiaria em pó ou em pau, sendo, geralmente, essa última opção mais forte nos seus óleos essenciais e, por consequência, possui mais propriedades medicinais benéficas.
Outras sugestões:
- Chá de alecrim para emagrecer
- Melhor chá para secar barriga
- 6 chás que reduzem o inchaço
- Melhores chás caseiros para diarreia
Principais benefícios do chá de canela
Os principais benefícios do chá são:
1.Reduzir a inflamação e melhorar a saúde das articulações
O chá de canela pode ajudar a reduzir a inflamação e rigidez articular, pois é rico em antioxidantes. Estudos descobriram que aqueles que sofrem de artrite e outras doenças inflamatórias podem se beneficiar muito ao consumir este chá regularmente. As propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a reduzir a dor e o inchaço associados a condições como artrite, bursite e tendinite.
2.Auxiliar no emagrecimento
O chá de canela é rico em cinamaldeído, um composto com ação termogênica, que pode aumentar o metabolismo energético. Dessa forma, este composto estimula a queima de gordura, levando, consequentemente, ao emagrecimento. Sem dúvidas, o consumo regular deste chá pode auxiliar na obtenção de bons resultados em relação à perda de peso.
3. Fortalecer o sistema imunológico e combater vírus
O chá de canela serve, também, para melhorar o sistema imunológico, pois contém propriedades antivirais e antifúngicas, tornando-se uma excelente escolha para prevenir e combater certos vírus e infecções. Além disso, o consumo regular da bebida ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos, que fortalecem a defesa natural do corpo contra doenças.
4. Promover a saúde do coração e equilibrar os níveis de colesterol
O chá de canela é conhecido pelos seus efeitos positivos no sistema cardiovascular. Não só ajuda a reduzir a inflamação e proteger contra danos nas paredes das artérias, mas também reduz os níveis de colesterol e triglicérides no organismo. Além disso, o consumo constante da bebida demonstrou reduzir a pressão arterial, promovendo uma melhor saúde cardiovascular em geral.
5. Aumentar a libido
Por ser afrodisíaco e estimulante, o chá de canela aumenta a sensibilidade, consequentemente, melhorando a libido.
6.Combater o câncer
Os antioxidantes presentes no chá têm poderosos benefícios quando se trata de combater o crescimento de células cancerígenas. Ao aumentar as defesas naturais do corpo contra doenças, a canela ajuda a proteger contra danos celulares que podem levar ao câncer. Além disso, estudos, também, mostram que o consumo regular da especiaria pode ajudar na redução do tamanho e o número de tumores.
7. Aliviar cólicas menstruais
O chá de canela serve como remédio natural para cólicas menstruais. Isso se deve ao fato de a canela possuir agentes poderosos capazes de reduzir os níveis da prostaglandina, uma substância que causa contrações musculares e causa dores moderadas a fortes na região abdominal.
O chá de canela ajuda a descer a menstruação?
Embora possa ser eficaz para aliviar as cólicas menstruais, atualmente, ainda não há evidências que comprovam se o chá de canela tem o poder de retardar ou intensificar a menstruação.
Sem dúvidas, se existem problemas com o ciclo menstrual, a melhor saída é procurar um ginecologista.
Chá de canela é abortivo?
Embora o chá de canela tenha sido usado tradicionalmente para induzir o trabalho de parto e possa ter algumas propriedades estimulantes do útero, não há evidências científicas para apoiar seu uso como receita abortiva.
Na verdade, consumir grandes quantidades de canela pode ser prejudicial à saúde, causando efeitos colaterais no corpo.
Chá de canela ajuda a baixar a glicose no sangue?
Alguns estudos indicam que a canela pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses dados e determinar a dosagem ideal e a duração do uso.
Por isso, é importante conversar com seu médico antes de usar o chá de canela como tratamento para diabetes.
Chá de canela emagrece?
Como já mencionado, o chá de canela pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois possui ação termogênica e diminui o colesterol ruim.
Além disso, a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar na perda de peso.
No entanto, é importante lembrar que ela não é uma solução milagrosa para emagrecer e deve ser combinada com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares.
Chá de canela-de-velho é a mesma coisa?
Apesar dos nomes serem semelhantes, as plantas são diferentes entre si.
A canela de velho é uma planta medicinal utilizada para tratar dores articulares, artrite, artrose, tendinite, bursite, entre outras inflamações.
Como fazer o chá de canela e qual quantidade tomar?
Para fazer o chá é muito simples, só é necessário canela e água. No entanto, vale ressaltar que não é recomendado tomar o chá mais de 3 vezes ao dia. O horário ideal para seu consumo é antes do café da manhã, almoço e jantar.
Além disso, evite tomar o chá à noite (antes de dormir) , pois como é uma bebida estimulante, pode causar insônia.
Chá de canela para que serve e como fazer
Ingredientes
- 2 unidades de canela em pau
- 480ml de água (cerca de duas xícaras)
Instruções
- Em uma panela, adicione a canela e a água. Deixe ferver, por cerca, de 10 minutos.
- Então, deixe esfriar e consuma.
Efeitos colaterais
Em geral, a canela possui poucos efeitos colaterais. Porém, o consumo em grandes quantidades do chá de canela pode provocar sintomas como desconforto gástrico, sonolência, irritações nas mucosas e taquicardia.
Por isso, é recomendada a ingestão de até 3 xícaras por dia da bebida.
Quem não deve consumir?
Pessoas que planejam tomar o chá de canela como parte de sua rotina diária devem ter cuidado. Mulheres grávidas e lactantes, crianças, e pessoas com problemas no sistema digestivo, como, por exemplo, gastrite e doenças no fígado devem evitar o consumo da especiaria. Além disso, pacientes que utilizam antibióticos e anticoagulantes devem consultar seu médico antes de ingeri-lo.
(Autor: Natureba)
Referências
13 Major Cinnamon Benefits Explain Why It’s the World’s No. 1 Spice. Dr. Axe, Co-founder of ancient nutrition, 2022. Disponível em https://draxe.com/nutrition/health-benefits-cinnamon/. Acesso em: 06 de jan. de 2023.