Erva de santa maria: para que serve

por Elisangela Moraes
Erva de santa maria: para que serve

A erva de santa maria ou mastruz é muito utilizada pelas suas propriedades medicinais. Além disso, a planta é fonte de várias vitaminas que beneficiam o organismo.

Erva de santa maria: para que serve

Publicidade

O que é a erva de santa maria?

A erva de santa maria  é uma planta usada há séculos para eliminar vermes intestinais e aumentar o sistema imunológico. A planta é típica de regiões tropicais, pois se adapta à climas quentes e úmidos. Normalmente, a erva tem como características principais um forte aroma que exala de suas folhas longas e verde escuras .
Frequentemente, o matruz é usado em forma de chá, mas, também, existem outros modos de aproveitar seus benefícios.

 

Outras sugestões:

 

Mastruz para que serve e quais seus benefícios

Erva de santa maria: para que serve

 

Sem dúvidas, a erva de santa maria é uma das ervas mais utilizadas como remédio caseiro ao redor do mundo. Entre seus principais benefícios estão:

 

1.Fortalecimento do sistema imunológico

O mastruz fortalece o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C. Além disso, é fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B, responsável pela formação de novas células de defesa do organismo. Sendo assim, a planta previne várias doenças.

 

2.Auxilia no tratamento de doenças respiratórias

A erva de santa maria auxilia no tratamento de doenças como gripe, resfriado, asma e, até mesmo, turberculose.
Segundo estudos realizados no ano de 2020, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) os flavonóides presentes na planta diminuem a proliferação da covid 19, acelerando a cura da doença. Entretanto, a pesquisa não foi testada em laboratório. Dessa forma, o mastruz não é indicado como tratamento efetivo da doença.

 

3.Melhora a digestão

A erva de santa maria também serve para o tratamento de problemas digestivos, como, por exemplo, gases, intestino preso, cólicas e gastrite. Tudo isso, porque é fonte de fibras e compostos carminativos, que estimulam a digestão e possuem ação antigases.

 

4.Auxilia no controle da pressão arterial

Possui grandes quantidades de potássio, mineral que auxilia no bom funcionamento dos tecidos do organismo. Além disso, ele é responsável pelo relaxamento das artérias, controlando a pressão.

 

5.Elimina vermes e parasitas intestinais

O mastruz serve, também para combater parasitas intestinais, como, por exemplo, lombrigas, pois é abundante em escaridol.

 

Como usar a erva de santa maria

A erva de santa maria  possui várias utilidades: sendo usada, normalmente, como tempero, chá ou suco. No entanto, a planta também pode ser aplicada diretamente sobre a pele, em forma de óleo.

Para preparar o chá de mastruz é muito simples:

Adicione 4 folhas de mastruz em água e ferva por 2 minutos. Em seguida, apague o fogo e deixe descansar por mais 5 minutos. Por fim, coe o líquido e beba.

 

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da planta são dores de cabeça, ânsia seguida por vômito, irritações, tonturas e abortos.

O mastruz é contraindicado para mulheres grávidas e crianças menores de 2 anos de idade.

Atenção: Ao iniciar o uso da planta, procure orientação médica.

 

Referências:

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!