20 alimentos que diabéticos não podem comer

por Elisangela Moraes
20 alimentos que diabéticos não podem comer

Uma boa alimentação para pessoas com diabetes é fundamental para controlar os níveis de glicose no sangue. Embora não exista uma lista universal de alimentos que os diabéticos não podem comer, é importante fazer escolhas alimentares saudáveis e controlar o consumo de certos alimentos que podem afetar negativamente os níveis de glicose no sangue. Por isso, confira 20 alimentos que diabéticos não podem comer.

Publicidade
20 alimentos que diabéticos não podem comer

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Afinal, quais alimentos os diabéticos devem evitar?

 

1.Açúcares refinados

Evite o consumo de açúcar refinado, xarope de milho com alto teor de frutose, doces e produtos de confeitaria.

 

2.Alimentos processados 

Alimentos processados, como, por exemplo, salgadinhos em pacotes e biscoitos recheados contêm açúcares adicionados, gorduras trans e altos níveis de sódio, todos os quais podem ser prejudiciais para os diabéticos.

 

3.Refrigerantes e bebidas ricas em açúcar

Refrigerantes, sucos de frutas adoçados e bebidas energéticas contêm grandes quantidades de açúcar. Dessa forma, podem elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue.

 

4.Carboidratos refinados

Outro tipo de alimento que se deve evitar são os carboidratos refinados, como pão branco, arroz branco e massas, pois eles são digeridos rapidamente e podem causar picos nos níveis de glicose no sangue.

 

5.Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans

Limitar a ingestão de gorduras saturadas e trans pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, que são mais comuns em pessoas com diabetes. Alguns exemplos desses alimentos são: alimentos fritos, fast food, carnes processadas e alimentos ricos em gordura animal.

 

6.Lanches não saudáveis

Evite salgadinhos, bolachas e outros lanches processados, que geralmente são ricos em carboidratos refinados e gorduras trans.

 

7.Frutas em excesso

Embora as frutas sejam muito importantes em uma dieta saudável, algumas têm um teor mais alto de açúcar, como, por exemplo, uvas, mangas e bananas. 

Por isso, é importante ter atenção ao consumo de frutas e optar por variedades com baixo teor de açúcar, como morangos, framboesas e mirtilos.

 

8.Álcool

O álcool pode afetar os níveis de glicose no sangue, e o consumo excessivo pode ser perigoso. Se beber, faça-o com moderação e sempre com acompanhamento médico.

 

9.Carnes Processadas

Carnes processadas, como linguiça, salsicha e presunto, contêm excesso de sódio e, também quantidades significativas de nitratos, que aumentam consideravelmente o risco de doenças cardíacas, um problema muito comum em pessoas com diabetes.

 

10.Margarina

Apesar de ser um alimento muito comum na mesa dos brasileiros, a escolha de margarina para pessoas com diabetes deve ser feita com cuidado. 

Alguns produtos podem conter gorduras saturadas ou trans prejudiciais à saúde, além de outros ingredientes que podem afetar os níveis de açúcar no sangue.

 

11.Alimentos enlatados 

Alimentos enlatados, sopas e molhos que são muito ricos em sódio podem aumentar o risco de pressão alta, o que é comum em pessoas com diabetes.

Por isso, devem ficar fora da mesa.

 

12.Frutas Secas

As frutas secas parecem ser inofensivas, porém são concentradas em açúcar e podem aumentar os níveis de glicose no sangue de forma muito rápida. 

 

13.Batata inglesa

A batata inglesa, principalmente frita ou cozida, causa um pico nos níveis de glicose, tudo isso, porque possuem carboidratos de rápida absorção.

 

14.Mel

O mel é um adoçante natural que contém principalmente glicose e frutose, o que o torna uma fonte de carboidratos. 

Para pessoas com diabetes, o consumo de mel deve ser feito com moderação e com atenção.

 

15.Sucos industrializados

Suco de frutas industrializados não são uma boa opção para pessoas com diabetes, pois muitos deles contêm grandes quantidades de açúcar e têm um alto teor de carboidratos.

 

16.Molhos

Molhos prontos, como, por exemplo, mostarda,  ketchup e barbecue normalmente são ricos em açúcar, sódio e aditivos químicos. Dessa forma, podem contribuir para que ocorra picos de glicose no sangue e, também, aumento da pressão arterial.

 

17.Arroz branco

O arroz branco possui um índice alto, que pode levar a picos de glicose.

Por isso, é um alimento que deve ser consumido com moderação por pessoas portadoras dessa condição.

 

18.Produtos de pastelaria

Produtos como, por exemplo, pães doces, bolos, biscoitos são muito prejudiciais para pessoas portadoras de diabetes. Tudo isso, porque são alimentos altamente processados e contêm grandes quantidades de açúcar e gordura trans.

 

19.Frutas em calda

As frutas em calda não poderiam ficar fora desta lista.

Este tipo de alimento é mergulhado em uma solução rica em açúcar, que pode impactar pessoas com problemas de glicose.

 

20.Fast Foods

Não é novidade que fast food é altamente prejudicial à saúde. Isso se agrava ainda mais para pessoas com diabetes, pois esse tipo de alimento causa um grande desequilíbrio metabólico.

Normalmente, itens de fast food são ricos em açúcar, carboidratos refinados, aditivos químicos, gorduras trans e altos níveis de sódio.

 

Alimentos que diabéticos podem comer

20 alimentos que diabéticos não podem comerAgora que você já sabe quais são os 20 alimentos que diabéticos não podem comer, aqui estão alguns alimentos permitidos para pessoas com diabetes. Então, confira:

 

Vegetais não amiláceos: Vegetais como espinafre, brócolis, couve-flor, cenouras, pepinos e pimentões são ricos em fibras e nutrientes essenciais. Uma boa opção para indivíduos portadores da condição.

 

Grãos integrais: Opte por grãos integrais, como, por exemplo, aveia, quinoa, arroz integral, massa integral e pão integral. Eles contêm fibras que auxiliam a controlar os níveis de glicose.

 

Proteínas magras: Esse tipo de proteína é essencial na alimentação.  Algumas destas opções são peito de frango sem pele, peixe, carne magra, tofu, leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico) e ovos.

 

Laticínios com baixo teor de gordura: Escolha leite desnatado ou com baixo teor de gordura, iogurte sem açúcar e queijos magros, pois esses alimentos fornecem proteínas e cálcio sem excesso de gordura saturada.

 

Frutas frescas com moderação: As frutas contêm açúcar natural (frutose), então é importante ficar atento ao consumo. No entanto, frutas com baixo índice glicêmico, como maçãs, peras, morangos e amoras, são boas opções.

 

Gorduras saudáveis: Adicione gorduras saudáveis em sua dieta, como abacates, nozes, sementes de chia, azeite de oliva extra virgem e peixes gordurosos, como salmão e sardinha. Essas gorduras ajudam a manter a saúde cardiovascular.

 

Alimentos ricos em fibras: Alimentos ricos em fibras, como aveia, feijão, lentilhas e legumes, podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e a manter a saciedade.

 

Água: A hidratação adequada é fundamental para a saúde, principalmente para pessoas com diabetes. Por isso,  beba água regularmente ao longo do dia.

 

Porções controladas: Monitorar o tamanho das porções é essencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso corporal. 

 

Exames regulares: Faça exames regularmente para verificar seus níveis de glicose no sangue, para entender como diferentes alimentos afetam seu corpo.

 

(Autor: EDU Diabetes)

 

Agora que você já sabe quais os 20 alimentos que diabeticos não podem comer e também quais são os permitidos, vale lembrar que cada pessoa possui um organismo único, e as necessidades dietéticas podem variar.

É fundamental trabalhar em conjunto com um profissional de saúde ou nutricionista para criar um plano alimentar que atenda às suas necessidades de cada indivíduo e ajude a manter um bom controle da diabetes. 

Além disso, seguir um estilo de vida saudável que inclua exercícios físicos e controle do estresse também é importante para controlar o problema.

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!