Você conhece os benefícios do jejum intermitente?

por Elisangela Moraes

Publicidade

 

O jejum intermitente é atualmente uma das tendências de saúde e fitness mais populares do mundo. As pessoas estão usando para perder peso, melhorar sua saúde e simplificar seus estilos de vida. Muitos estudos mostram que o método tem efeitos positivos em seu corpo e cérebro. Esses benefícios incluem perda de peso, redução da resistência à insulina, melhora da saúde do coração, antienvelhecimento e muitos outros. Mas muita atenção! Sempre comece uma mudança alimentar com o auxílio de seu médico ou nutricionista

Publicidade

 

O que é o jejum intermitente?

O jejum intermitente é um padrão alimentar que alterna entre períodos de jejum (não alimentação) e alimentação. Neste método, os alimentos que você deve comer não são especificados, como nas dietas convencionais, mas sim quando você deve comer. Os métodos comuns de jejum intermitente envolvem jejuns diários de 16, 24 e até 48 horas, duas vezes por semana.

O jejum é uma prática comum ao longo da evolução do ser humano. Por exemplo, os antigos caçadores não tinham supermercados, geladeiras ou comida disponível o ano todo e a todo momento. Muitas vezes, ficavam muito tempo sem comer. Então, nosso corpo evoluiu para sermos capazes de sobreviver sem alimento por um longo tempo. Bacana, né? Acreditem, jejuar de vez em quando é mais natural para nosso corpo do que comer 3 ou 4 refeições por dia.  Além disso, temos nos lembrar ,também, que o jejum é, frequentemente, feito por razões religiosas, como no islamismo, judaísmo, cristianismo e budismo.

 

Outras sugestões:

Métodos de jejum intermitente

Existem várias formas de fazer o jejum intermitente, e todas envolvem dividir o dia ou a semana em períodos de alimentação e não alimentação. Isto é: durante os períodos de jejum, você come muito pouco ou nada.  É recomendado nunca ingerir alimentos com calorias, dando preferência por água, chás e café sem açúcar.

Estes são os métodos mais populares:

  • O método 16/8: Também conhecido como protocolo Leangains, envolve pular o café da manhã e restringir seu período de alimentação a 8 horas diárias. Como, por exemplo, do meio-dia às oito horas da noite.
  • Comer-Parar-Comer: Isso envolve jejuar por 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Por exemplo, não comer do jantar de um determinado dia até o jantar do dia seguinte.
  • A dieta 5:2: Neste método, você consome apenas 500-600 calorias em dois dias não consecutivos da semana, mas come normalmente nos outros 5 dias.

Todos esses métodos devem causar perda de peso, pois reduzem a ingestão diária de calorias, (desde que você não compense comendo muito nas janelas de alimentação)!

Muitas pessoas acham o método 16/8 o mais fácil e mais sustentável. É também o mais popular.

E aí, já pensou em começar?

Conheça também o nosso método 100% natural para eliminar gordura localizada: clique aqui

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!