Fubá: conheça seus benefícios e saiba como diferenciá-lo

por Elisangela Moraes
Fubá: conheça seus benefícios e saiba como diferenciá-lo

O fubá é um alimento versátil e nutritivo que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Então, aprenda sobre os benefícios do fubá e qual a diferença dele para a farinha de milho.

Publicidade
Fubá: conheça seus benefícios e saiba como diferenciá-lo

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

O que é fubá e como é feito?

Fubá é uma farinha fina que tem sua origem a partir de milho moído. É um ingrediente comum na culinária brasileira, usado em receitas como, por exemplo: polenta, bolos, pães e mingaus. Para fazer o fubá, o milho é primeiro seco e depois moído em uma textura fina. Dependendo da região, o fubá pode ser amarelo ou branco. É uma fonte rica de carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de diferenciar o fubá e a farinha de milho. Basicamente, o fubá é criado a partir da moagem dos grãos de milho secos, tornando-se um pó fino que absorve mais água. É normalmente usado para fazer pratos como polenta e broa de milho.

A farinha de milho, por outro lado, durante o processo de produção é hidratada, triturada e depois torrada. Dessa forma, tem como resultado flocos mais grossos e secos, também, conhecidos como biju.

 

Benefícios do fubá

Os fubá é um alimento rico em vários nutrientes que podem trazer uma série de benefícios para a saúde, como:

 

Fortalecer o sistema imunológico

O fubá contém nutrientes importantes, como vitaminas B e E, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o alimento é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

 

Ajudar na digestão e favorece a perda de peso

O fubá é rico em fibras insolúveis, que ajudam a manter o trato intestinal saudável e prevenir a constipação. Além disso, as fibras insolúveis ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que pode ajudar a controlar o apetite e a ingestão de calorias. Dessa forma, se usado nas quantidades corretas, pode favorecer a perda de peso.

 

Controlar a glicose no sangue

O fubá é uma excelente fonte de fibras, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre porque as fibras retardam a absorção de açúcar no sangue, prevenindo os picos de glicose no sangue e reduzindo o risco da diabetes tipo 2. Além disso, o alimento possui um baixo índice glicêmico, o que significa que ele não causa um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue.

 

Prevenir doenças cardíacas

O fubá é rico em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) .  Dessa forma, ajuda a prevenir doenças cardíacas, infartos e derrames. Além disso, o fubá contém ácido fólico, que reduz os níveis de homocisteína no sangue, um fator de risco para doenças cardíacas.

 

Fortalece os ossos e os músculos

O fubá é rico em nutrientes essenciais, como ferro, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes são importantes para a saúde óssea, a função muscular, a produção de energia e a saúde do sistema nervoso.

 

Diferentes tipos de fubá

Existem no mercado variados tipos de fubá. Dentre eles destacam-se:

Fubá tradicional: Sem dúvidas, é o tipo mais conhecido. Sua criação se dá a partir da moagem dos grãos de milho secos, tornando-se um pó fino que absorve mais água. 

Fubá mimoso: normalmente esse fubá tem a textura bem mais fina que o tradicional e, geralmente, é usado para a confecção de polentas e bolos.

Semolina: A semolina é uma farinha derivada do milho com textura mais grossa.

 

Diferenças entre fubá branco e fubá amarelo

A principal diferença entre fubá branco e amarelo é o tipo de milho usado.  Por exemplo, o fubá branco é produzido a partir do milho branco, enquanto o fubá amarelo é feito de milho amarelo. Eles também podem ter texturas e sabores ligeiramente diferentes.

O fubá branco geralmente possui uma cor muito próxima do amarelo claro e tem um sabor mais delicado.

 

Pode usar fubá na dieta?

Muitas pessoas vêm se perguntando se o fubá na dieta  traz benefícios. A resposta é sim.  O fubá é uma ótima opção de alimento nutritivo e saudável, rico em fibras e proteínas. No entanto, é importante considerar que o fubá também pode ser calórico, portanto para realmente obter benefícios na dieta utilize-o moderadamente.

 

(Autor: Nutricionista Patricia Leite)

REFERÊNCIAS

What Are the Benefits of Eating Corn Meal?. Sfgate, 2018. Disponível em: https://healthyeating.sfgate.com/benefits-eating-corn-meal-7537.html. Acesso em 11 de abril de 2023.

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!