Engravidar na menopausa é possível?

por Elisangela Moraes
Engravidar na menopausa é possível?

Publicidade
Engravidar na menopausa é possível?

Todo mundo conhece ou já ouviu histórias de mulheres que engravidaram com 40/50 anos ou até mais. Mas será que engravidar na menopausa é possível? Pois, neste artigo, vamos abordar esse assunto, muitas vezes, tão polêmico.

O que é a menopausa?

A menopausa nada mais é que o último ciclo menstrual na vida de uma mulher. Geralmente, ela ocorre entre os 45 e 55 anos. Entretanto, existem mulheres que a menopausa aparece de forma mais prematura, nesses casos, ela é chamada de menopausa precoce.
Sem dúvidas, o principal sintoma da menopausa é a parada da menstruação, porém junto dela, também, ocorrem outros sintomas, como por exemplo: irregularidades menstruais, hemorragias, calor excessivo, alterações de humor e libido, entre outros.

Publicidade

 

Outras sugestões:

 

Mas a gravidez na menopausa é possível?

Sem dúvidas, a fertilidade diminui com a idade. Quando você entra na casa dos 30 anos, sua reserva ovariana – o número e a qualidade dos óvulos restantes – começa a diminuir. Cerca de 25% dos casais em seus 20 e 30 anos conceberão em um determinado ciclo. Enquanto isso, apenas 10% das mulheres engravidam em um determinado mês quando completam 40 anos.

Na menopausa não é possível engravidar, mas na pré-menopausa é possível. A pré-menopausa é alternância entre o período reprodutivo e não-reprodutivo, ou seja, a transição para a menopausa. Sem dúvidas, nesses casos, a gestação pode ser mais rara, mas não impossível, pois neste momento o corpo já está reduzindo drasticamente os hormônios responsáveis pela gestação, mas a ovulação ainda ocorre, mesmo que de forma irregular.

Para as mulheres que desejam ainda engravidar, mesmo com a idade mais avançada, a medicina oferece vários tipos de tratamentos, desde de reposição hormonal até fertilização in vitro. Dessa forma, a gravidez pode ocorrer com mais facilidade.

 

Conheça também o nosso método 100% natural para eliminar gordura localizada: clique aqui

 

Qual o risco de engravidar no período da menopausa?

Engravidar na menopausa é possível?

 

O principal risco de passar por fertilização in vitro em qualquer idade é o aumento da chance de uma gravidez múltipla. Ao realizar o procedimento, o médico pode transferir apenas um embrião por vez para diminuir sua chance de ter gêmeos ou trigêmeos.

As pessoas que engravidam aos 35 anos ou mais tarde também têm um risco aumentado de aborto espontâneo, nascimento prematuro, cesariana, pressão alta durante a gravidez e bebê com anormalidades cromossômicas, como síndrome de Down.
Muitos desses riscos podem ser reduzidos por meio de fertilização in vitro usando óvulos de doadoras mais jovens.

 

Resumindo

 

Em síntese, a fertilidade nas mulheres começa a diminuir aos 30 anos e cai drasticamente aos 40 anos. Se você está passando pela perimenopausa ou pré-menopausa (a transição para a menopausa), sua chance de engravidar sem tratamentos de fertilidade é baixa, mas é possível, como já foi dito. Entretanto, ao chegar na menopausa a chance de gravidez natural é praticamente nula.  Lembrando que a menopausa se dá pelos 12 meses seguintes sem menstruação e geralmente ocorre entre as idades de 45 e 55 anos.

Se você já passou pela menopausa, mas acha que quer engravidar, então converse com seu médico sobre a possibilidade de fertilização in vitro. E, claro, converse com seu médico imediatamente se achar que pode estar grávida, independentemente da sua idade.

 

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!