Como fazer arroz integral

por Elisangela Moraes
Como fazer arroz integral

Aprenda como fazer arroz integral de forma fácil e rápida em sua casa. Descubra ainda quais são os benefícios que o arroz integral pode trazer para a sua saúde.

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Como fazer arroz integral

 

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Outras sugestões:

 

Benefícios do arroz integral

O arroz integral traz vários benefícios para a saúde, como:

 

Melhora do trânsito intestinal

Por ser um alimento com boas quantidades de fibras, o arroz integral auxilia no aumento no aumento do volume das fezes o que facilita na hora da evacuação.

Por isso, é uma boa opção para quem sofre de constipação. 

 

Ajuda a perder peso

O arroz integral possui maior quantidade de fibras e nutrientes do que o arroz branco, por exemplo.

Dessa forma, ele contribui para gerar uma maior saciedade, ajudando a reduzir a ingestão calórica e, consequentemente, levando a diminuição de peso corporal.

 

Protege o coração

O alimento ainda pode ajudar a prevenir o risco de doenças cardiovasculares, pois contém ômega-3 e ômega-6, que são essenciais para a saúde do coração.

Além disso, o arroz integral é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o aumento do colesterol LDL, que muitas vezes está relacionado ao acúmulo de placa nas artérias, aumentando risco de doenças do coração.

 

Controla a glicose

O arroz integral possui um índice glicêmico inferior ao arroz branco, o que significa que ele não causa picos de açúcar no sangue.

Dessa forma, o alimento ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e é boa opção para pessoas diabéticas ou pré-diabéticas.

 

Rico em vitaminas e minerais

O arroz integral é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo e manganês. Esses nutrientes são de grande importância para o bom funcionamento do corpo, como, por exemplo, favorecer o sistema imunológico e fornecer energia para as funções vitais do organismo.

 

Tipos de arroz

Há vários tipos de arroz utilizados na culinária, cada um com as suas características específicas.  Entre os mais comuns estão:

 

Arroz branco

É o tipo de arroz mais comum. Normalmente,  possui grãos longos e um sabor suave.

É amplamente utilizado em uma variedade de pratos, desde acompanhamentos, até pratos mais elaborados.

 

Arroz integral

Este tipo de arroz conserva a camada externa do grão. Dessa forma, ele mantém maiores quantidades de fibra e nutrientes se comparado ao arroz branco. Por isso, é uma boa opção para pratos saudáveis.

 

Arroz basmati

É um arroz que tem origem na Índia. Ele possui um sabor delicado e grão longo. É muito apreciado em pratos como o biryani ou o pilaf.

 

Arroz jasmim 

Tem origem no sudeste asiático. Este tipo de variedade de arroz possui um aroma floral exótico e um grão ligeiramente pegajoso. É uma boa opção para acompanhar pratos da cozinha tailandesa ou vietnamita.

 

Arroz glutinoso

Também conhecido como arroz pegajoso, esta variedade de arroz possui uma textura pegajosa e é amplamente utilizado em pratos doces como mochi ou arroz com leite.

 

Arroz preto

Este tipo de arroz tem uma coloração mais escura, pois é rico em antioxidantes e vitaminas. Esta variação é muito comum em pratos especiais e combina bastante com frutos do mar.

 

Afinal, como fazer arroz integral?

O arroz integral é um alimento fácil de fazer e é delicioso. Então, confira como fazer esse alimento na sua casa.

 

Como fazer arroz integral

Arroz integral soltinho

Aprenda como fazer arroz integral de forma fácil e rápida em sua casa.
Tempo Total 18 minutes
Curso almoço
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 1 xícara de arroz integral
  • 3 dentes de alho amassados ou picadinhos
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite
  • 3 medidas de água já fervida
  • 1/2 cebola (opcional)
  • Sal a gosto

Instruções
 

  • Em uma panela, adicione o óleo ou azeite e deixe esquentar. Em seguida, refogue o alho e a cebola.
  • Adicione o arroz e refogue por mais 1 minutinho. (Não é necessário lavar o arroz)
  • Acrescente a água quente e o sal a gosto.
  • Mantenha o fogo baixa, até que a água seque. Isso levará mais ou menos 20 minutos.
  • Apague o fogo e mantenha a panela tampada por mais 5 minutos antes de servir.

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