Dieta Low Carb para iniciantes

Em uma dieta baixa em carboidratos, você ingere menos carboidratos e uma porção maior de proteínas e gorduras boas.

por Elisangela Moraes

Uma dieta low carb é aquela que limita os carboidratos, encontrados principalmente em alimentos açucarados, massas e pães. Em vez de comer carboidratos, você se concentra em alimentos integrais e vegetais ricos em proteínas.

Publicidade

Estudos mostram que dietas com baixo teor de carboidratos podem resultar em perda de peso e melhores marcadores de saúde. Essas dietas são de uso comum há décadas e são recomendadas por muitos médicos. Melhor ainda, geralmente não há necessidade de contar calorias ou usar produtos especiais. Tudo o que você precisa fazer é comer alimentos integrais que contribuem para uma dieta completa e nutritiva.

1. O que é baixo teor de carboidratos?

Uma dieta baixa em carboidratos, conhecida pelo nome de low carb (inglês) , significa que você come menos carboidratos e uma proporção maior de proteínas e gorduras. É, também, chamada de dieta cetogênica. No entanto, nem todas as dietas com baixo teor de carboidratos resultam em cetose.

Durante décadas, nos disseram que a gordura é prejudicial à nossa saúde. Enquanto isso, produtos “dietéticos” com baixo teor de gordura, muitas vezes, cheios de açúcar, inundavam as prateleiras dos supermercados. Isso coincidiu com o início da epidemia de obesidade e, em retrospectiva, provavelmente foi um grande erro. Embora a proliferação de produtos com baixo teor de gordura não prove a causa, está claro que a mensagem de baixo teor de gordura não impediu o aumento da obesidade, e acreditamos que isso tenha contribuído.

Estudos atuais sugerem que há poucas razões para temer as gorduras naturais. Em vez disso, em uma dieta baixa em carboidratos, você não precisa temer a gordura. Simplesmente, minimize a ingestão de açúcar e amidos, certifique-se de que está ingerindo proteína adequada – ou mesmo grandes quantidades de proteína – e pode comer gordura natural suficiente para desfrutar de suas refeições.

Quando você evita açúcar e amidos, o açúcar no sangue tende a se estabilizar e os níveis do hormônio insulina, que armazena gordura, caem, o que pode facilitar a queima das reservas de gordura no corpo. Além disso, a maior ingestão de proteínas e a presença de cetonas (se comer muito pouco carboidrato) pode fazer você se sentir mais saciado, reduzindo naturalmente a ingestão de alimentos e promovendo a perda de peso. Entretanto, a dieta deve ser feita com certos cuidados. Sempre consulte seu médico antes de uma mudança drástica em sua alimentação.

Quem não deve fazer uma dieta restrita em carboidratos?

A maioria das pessoas podem iniciar com segurança uma dieta low carb. Mas nessas três situações você pode precisar de alguma preparação ou adaptação:

-Você está tomando medicação para diabetes, por exemplo, insulina?
-Está tomando medicação para pressão alta?
-Está amamentando atualmente?
Se você não está em nenhum desses grupos e não tem outras condições médicas crônicas graves – como insuficiência hepática ou renal avançada – você está pronto para ir! Porém, como já foi dito anteriormente, sempre é aconselhável procurar um profissional de saúde antes de iniciar um cronograma alimentar.

Outras sugestões:

 

O que comer em uma dieta baixa em carboidratos?

Nesta seção, você aprenderá o que comer em uma dieta de baixo carboidrato, de uma maneira muito simples.

Vamos começar com um guia visual rápido para low carb. Aqui estão os grupos básicos de alimentos com baixo teor de carboidratos que você pode escolher:

Os números acima são gramas de carboidratos digeríveis por 100 gramas de alimento. A fibra não é contada e você pode comer toda a fibra que quiser.

Todos os alimentos acima contêm menos de 5% de carboidratos em peso. Aderir a esses alimentos tornará relativamente fácil manter uma dieta moderada em carboidratos (menos de 50 gramas de carboidratos líquidos por dia) ou, até mesmo, uma dieta restrita em carboidratos, com menos de 20 gramas de carboidratos líquidos por dia.

Basicamente, você deve comer: Carne, peixe, ovos, vegetais que crescem acima do solo e gorduras naturais (como manteiga).
Evite: Açúcar e alimentos ricos em amido (como pão, macarrão, arroz, feijão e batatas).
Coma quando estiver com fome, mas pare quando estiver satisfeito. Você não precisa contar calorias ou pesar seus alimentos. Pode ser simples, porém a disciplina conta muito.

E aí, quando vai começar?

 

Conheça também o nosso método 100% natural para eliminar gordura localizada: clique aqui

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!