A proteína de soro de leite está, cada vez mais, tornando-se popular no Brasil. Entretanto, a maioria das pessoas não sabem exatamente o que é o whey protein e a diferença entre os seus três principais tipos: o isolado, o concentrado e o hidrolisado. A sua principal função, seja em qualquer das suas versões é o ganho de massa e força muscular. Um ótimo aliado para o praticante de atividades físicas.
Quando se trata de proteína em pó, as duas formas mais comuns de soro de leite são as concentradas e isoladas, porém ainda há uma terceira, a hidrolisada. Então, você deve estar se perguntando: Qual devo usar? O whey isolado, concentrado ou o hidrolisado? Vamos às respostas.
O que é proteína de soro de leite?
Antes de mais nada, nós devemos citar que a proteína de soro de leite é a proteína láctea mais popular disponível no mercado. Esse tipo de proteína é produzida no processo de fabricação do queijo, por exemplo. Durante esse processo, forma-se uma porção liquida que se separa da coalhada, o famoso soro de leite. Você já experimentou abrir um recipiente de iogurte e encontrou líquido no topo? Então, você conhece esse soro. Feito isto, esse líquido é filtrado e se torna o pó de proteína com o qual a maioria das pessoas está familiarizada. Incrível, né? Basicamente, o nosso queridinho whey protein é formado assim.
O que é o whey protein isolado?
Agora que você já sabe o que é o whey, vamos diferencia-lo. Existem três principais tipos desse suplemento, o whey protein isolado, concentrado e hidrolisado. Vamos falar sobre eles!
Resumidamente, o whey protein isolado é uma forma altamente filtrada de proteína de soro de leite. Em geral, esse tipo de whey contém uma quantidade muito pequena de lactose, cerca de menos de 1%. Muitas vezes, devido a alta filtragem do soro, o teor de lactose é praticamente zerado. Além disso, nessa versão, geralmente, há menos gordura, colesterol, carboidratos e calorias comparado a outros tipos, como o concentrado. Sem dúvidas, a proteína isolada é uma ótima opção para pessoas intolerantes à lactose e para aqueles que procuram manter a massa muscular em dia. As melhores proteínas de soro de leite são as que contêm, pelo menos, 90% de proteína.
Outras sugestões:
- 8 frutas para emagrecer
- 7 alimentos que te ajudam a perder peso
- 5 deliciosos alimentos ricos em proteína
- Suco seca barriga e eliminador de gordura
Mas e o whey protein concentrado? Qual a diferença?
O whey protein concentrado é outra forma comum de proteína de soro de leite. Basicamente, nessa versão todas os componentes ativos do leite são conservados, entre eles, a lactose, as gorduras e sais minerais. Entretanto, o whey concentrado possui uma menor concentração proteica, cerca de 80% de proteínas. Mas isso não significa que ele seja ruim, muito pelo contrário, é excelente, pois há muitos nutrientes que desencadeiam reações químicas. Além disso, também é um forte aliado para o ganho de massa magra.
Não podemos nos esquecer do whey protein hidrolisado. Nesse tipo, a concentração de proteína chega em 99%, tornando-o a versão mais pura. Sem dúvidas, o maior benefício dele é a sua rápida absorção pelo organismo. Ao chegar no trato digestivo, essa proteína é fragmentada e rapidamente metabolizada, potencializando o efeito anabólico e auxiliando no ganho de massa e força muscular.
Mas, a propósito, você tem dificuldade em perder peso? Se sim, finalmente, você achou a solução! Nós temos um método muito eficaz para acelerar seu metabolismo e queimar aquela gordurinha localizada. Então conheça nosso método 100% natural para eliminar gordura localizada: clique aqui.
Qual das versões devo tomar?
O melhor tipo de whey para você é o que se adequa com seu tipo de corpo, objetivos, rotina de exercícios e estilo de vida. Por exemplo, se você é intolerante à lactose ou está em uma dieta de perda de peso, o tipo isolado, sem dúvidas, é sua melhor opção. Por outro lado, se você está procurando uma forma mais saborosa e cremosa, o tipo concentrado é uma aposta segura.
A proteína ideal para você pode ser o whey, mas também, há outros tipos de proteínas. Entre elas, as proteínas à base de plantas, como vemos nas versões de whey protein vegano, onde são usadas proteínas a base de soja. Bacana, né?
E aí, vai começar a tomar whey quando?