Manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam

por Elisangela Moraes
Manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam

O surgimento desses sintomas pode não ser agradável, não é mesmo? Por isso, veja o que causa manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam.

Publicidade
Manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

Manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam?

O aparecimento de sintomas nos causa incômodo e preocupações, dessa maneira, é importante saber o que são manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam. Para que se tenha compreensão do assunto, sugerimos que fique ligadinho(a) neste texto até o fim.

O surgimento de sintomas novos é sempre um motivo para preocupação, afinal nosso corpo não está acostumado com algumas mudanças. 

Em decorrência disso, é sempre importante entender o motivo pelo qual alguns problemas acontecem, pois assim é mais fácil tratá-los.

 

O que pode ser manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam?

Dizer com total certeza o que é manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam não é totalmente possível. Isso porque sintomas como esse e outros necessitam de uma avaliação médica, afinal somente esses profissionais possuem a capacidade de diagnosticar algo.

No entanto, é possível adiantar que há vários fatores que podem ocasionar esse sintoma. Por exemplo, algumas doenças reumatológicas, causam sintomas parecidos. Mas é claro, tudo precisa ser observado com atenção e cautela.

Além disso, há contaminações ou alergias que podem desencadear esse tipo de sintoma. Portanto, é importante estar ciente de tudo que foi feito no dia do ocorrido. Ou seja, se foi picado por um mosquito, ou passou perto de uma aroeira.

Sendo assim, o mais conveniente é observar atentamente cada detalhe. Isso porque, uma doença reumatológica, por exemplo, não começa do nada, a pessoa em questão deve ter observado outra queixa.

Desse modo, não deixe que nada passe despercebido, um simples detalhe pode fazer toda a diferença. Por isso, fique atento a cada circunstância e ocasião, não deixando de ir ao médico se necessário.

 

Urticária

Essa pode ser uma das causas das manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam. Por isso, é importante estar por dentro dos sintomas e avaliar se há alguma semelhança ou não.

A urticária é uma reação alérgica que ocasiona lesões vermelhas e inchaço. Na maioria das vezes, ela acontece quando se tem uma exposição a tecidos, ou se ingeriu algum determinado alimento.

Além disso, o estresse também pode desencadear esse problema.

É importante destacarmos que grande parte dos casos estão associados a coceira e inchaço. Lembrando ainda, que os sinais podem aparecer em qualquer parte do corpo, é mais comum em adultos, mas é observado em crianças e jovens também.

Para tratar não é necessário muito, já que em grande parte ela desaparece sozinha. Todavia, se identificada a situação pode ter formas de prevenção. 

Outro ponto que devemos destacar, é que a urticária pode estar associada a alguma doença, como lúpus. Por isso, é indispensável que se tenha a avaliação de um profissional da área. 

Em resumo, esse problema tem vários estágios, sendo necessário observar o mais semelhante à sua situação. Desse modo, faça uma comparação com os seus sintomas, visando sempre o tempo que está ocorrendo a situação.

 

Sarna

A sarna humana é outro problema que causa manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam. Em decorrência disso, iremos falar um pouco sobre essa doença infecciosa.

Essa é uma doença que tem sua causa pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Esse ácaro, atinge diretamente a pele, o que ocasiona coceira e manchas vermelhas no corpo. Conhecida também por escabiose, ela passa de uma pessoa para outra com facilidade.

A forma de transmissão desse problema, é por meio do compartilhamento de roupas, lençóis ou toalhas. Na maioria das vezes, notamos esse problema em animais, especialmente cachorros. No entanto, diferente do que pensam, a sarna não é passada pelos cachorros, pois são parasitas diferentes.

Mesmo que seja uma situação bastante desconfortável, essa doença tem cura. O tratamento é por meio de indicações dermatológicas, onde grande parte se tem o uso de permetrina ou benzoíla. Esses remédios, auxiliam na eliminação do ácaro e alívio dos sintomas.

Algo que devemos mencionar é que antes do uso de qualquer objeto é importante a higienização ideal. Dessa maneira, não faça utilização de produtos que não tenham sido higienizados corretamente para o uso.

 

Manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam: eczema

Outro problema de saúde que pode ocasionar manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam é o eczema. Esse problema, é um tipo de dermatose que tem como característica a inflamação aguda ou crônica da pele.

Essa inflamação causa ressecamento, coceira, inchaço, bolhas, manchas vermelhas.

Além disso, pode aparecer em quaisquer pessoas, como idosos, jovens, crianças. É importante lembrar, que há mais de um tipo de eczema.

Dessa maneira, cada um deles podem ter uma causa como alergias, mudanças climáticas e até mesmo pelo estresse. O tratamento inclui acompanhamento com um dermatologista, sendo necessário a prescrição de cremes e remédios, como corticoides.

Em muitas situações, se tem o uso de terapia biológica, além de medicamentos imunossupressores. Dessa maneira, é importante se atentar com os sinais do seu corpo.

 

Doenças autoimunes

Outras doenças que podem ser a responsável pelas manchas vermelhas nas mãos e pés que coçam, são as doenças autoimunes. Dentre as mais comuns com esses sintomas, podemos citar o lúpus e a psoríase.

O lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode ocasionar acometimento de vários órgãos. Dentre as partes atingidas, podemos notar a pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos. Além disso, ocasiona fadiga, dores, febre.

Para a identificação, são necessários exames laboratoriais, onde o especialista é um reumatologista. Dessa forma, é importante buscar a ajuda de um para iniciar o tratamento.

Já a psoríase, é uma outra doença que também pode ser tratada por um reumatologista. Essa doença, também é uma doença inflamatória crônica que tem como sintomas manchas vermelhas e ressecadas. Além disso, pode ocasionar coceira, queimação e dor.

Grande parte do acometimento dessa doença é as mãos, braços, cotovelos, pernas e também o couro cabeludo. No entanto, as lesões podem vir a surgir em qualquer parte do corpo.

É uma doença relativamente comum, no entanto, não se sabe a causa dela. Por isso, é de grande importância estar atento aos sinais, pois pode estar associada a outros problemas, como artrite. Desse modo, parte das pessoas desenvolvem a chamada artrite psoriática.

 

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!