A fluoxetina é um medicamento comumente prescrito para tratar uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo depressão e transtornos de ansiedade. No entanto, como qualquer medicamento, a fluoxetina pode ter efeitos colaterais e deve ser usada com cuidado. Conheça mais sobre seus usos e possíveis efeitos colaterais aqui.
Outras sugestões:
- 4 remédios para emagrecer natural
- 6 formas de diminuir a vontade de comer doces
- 7 alimento que te ajudam a perder peso
- Como perder pochete: 5 dicas para chapar a barriga
O que é a fluoxetina?
A fluoxetina é um medicamento antidepressivo que pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). É normalmente indicada para tratar a depressão, transtornos de ansiedade e outros transtornos. Dessa forma, o medicamento funciona aumentando os níveis de serotonina no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade. No entanto, como qualquer medicamento, a fluoxetina pode ter efeitos colaterais e deve ser usada com acompanhamento médico.
Para que serve a fluoxetina?
A fluoxetina age no tratamento contra a depressão, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bulimia nervosa e transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), incluindo Tensão Pré-Menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.
Afinal, fluoxetina emagrece?
Primeiramente, a medicação não tem como função a perda de peso. No entanto, algumas pessoas relatam emagrecimento após o início do tratamento com o remédio, porém, quando isso ocorre, é devido aos efeitos colaterais do medicamento.
A fluoxetina pode reduzir o apetite e causar náuseas, o que pode levar a uma diminuição na ingestão de alimentos. Outro fator importante que pode atuar na redução de peso corporal é que a fluoxetina pode influenciar o humor, reduzindo a ansiedade e compulsão alimentar, o que pode estar ligado à redução do peso corporal.
No entanto, nem todo mundo vai experimentar perda de peso ao tomar fluoxetina. Além disso, o medicamento não tem função de promover emagrecimento.
Fluoxetina causa sono?
Normalmente, o medicamente não causa sono. No entanto, devido à reação de cada organismo, algumas pessoas podem apresentar sonolência como sintoma.
Efeitos colaterais
Embora a fluoxetina possa ser eficaz no tratamento da depressão e de outras condições de saúde mental, ela também pode apresentar efeitos colaterais potenciais. Alguns efeitos colaterais comuns incluem náuseas, dores de cabeça, insônia e diminuição da libido. Efeitos colaterais mais graves podem aparecer em forma de convulsões, pensamentos suicidas e síndrome da serotonina. Por isso, a importância do seu uso sob orientação médica.
Contraindicações
A fluoxetina é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga ou a qualquer componente da fórmula. É importante também não utilizar a droga em combinação com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou pimozida. Além disso, seu uso deve ser cauteloso em pacientes com histórico de convulsões, diabetes, doenças hepáticas ou renais, e em pacientes idosos.
Como tomar a fluoxetina de forma segura?
O uso do medicamento é sob prescrição médica. É importante não interromper o uso da fluoxetina sem consultar o médico, mesmo que os sintomas tenham melhorado. Além disso, evite beber álcool enquanto estiver tomando fluoxetina, pois isso pode aumentar os efeitos colaterais. Sempre informe o médico sobre quaisquer outros medicamentos ou suplementos que esteja tomando antes iniciar o tratamento.
Como emagrecer de forma saudável
Para emagrecer de forma saudável, é importante seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, é importante evitar dietas extremas e modismos, e buscar orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, para ajudar a criar um plano alimentar adequado às suas necessidades. Beber bastante água e dormir bem também são importantes para manter um estilo de vida saudável e contribuir para o emagrecimento.
(Autor: Aurélio Alfieri)
REFERÊNCIAS
- Prozac Uses, Dosage, Side Effects & Warnings. Drugs.com, 2021. Disponível em: https://www.drugs.com/prozac.html. Acesso em 06 de abril de 2023.
- CARLINI, Elisaldo A.. Fluoxetina: indícios de uso inadequado. J Bras Psiquiatr. 58. 2; 97-100, 2009.