Farinha de arroz: benefícios e como fazer

por Elisangela Moraes
Farinha de arroz: benefícios e como fazer

A farinha de arroz tem se popularizado cada vez mais por ser uma opção sem glúten e mais nutritiva que a farinha de trigo branca. Então, conheça agora os benefícios da farinha de arroz e como fazê-la.

Publicidade
Farinha de arroz: benefícios e como fazer

 

Publicidade

Outras sugestões:

 

O que é a farinha de arroz?

A farinha de arroz é criada a partir de grãos de arroz moídos. 

Ela é uma boa alternativa de farinha sem glúten, sendo ótima para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca. 

A farinha de arroz  pode ser usada em variadas receitas, como, por exemplo, em pães, bolos, biscoitos etc.

Além disso, serve como espessante em sopas, molhos e outros pratos. 

Ela é encontrada na forma de farinha de arroz branco ou farinha de arroz integral, que mantém a casca externa do grão e torna-se bem mais nutritiva.

 

Benefícios da farinha de arroz

A farinha de arroz oferece vários benefícios à saúde. Alguns deles são:

 

É uma opção sem glúten

A farinha de arroz é naturalmente livre de glúten, por isso é uma boa opção para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten.

 

Ajuda na digestão

É uma farinha de fácil digestão, tornando uma excelente escolha para pessoas com problemas digestivos ou sensibilidade alimentar.

 

Protege o coração

A farinha de arroz contém boas quantidades de selênio e magnésio que impedem a oxidação das células de gordura. Dessa forma, ajuda a controlar os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares.

 

Fortalece os ossos

A farinha de arroz é rica em fósforo e magnésio, minerais que ajudam na concentração de vitamina D no corpo. Além disso, contribuem na produção de células responsáveis pela formação e manutenção do sistema ósseo. 

 

Fortalece o sistema imunológico

A farinha de arroz contém zinco, um mineral responsável por vários papéis importantes no corpo humano. Por ser rica em zinco, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na síntese de proteínas, e na cicatrização de feridas.

 

Possui uma textura suave

A farinha de arroz traz uma textura macia e delicada aos pratos, tornando-se ótima na confecção de bolos, biscoitos e outras sobremesas.

 

Ajuda na redução de alergias alimentares

Por ser livre de glúten e não conter muitos alérgenos, a farinha de arroz pode ajudar a reduzir o risco de reações alérgicas alimentares em algumas pessoas.

 

É livre de glúten

A farinha de arroz é naturalmente livre de glúten. Dessa forma, torna-se uma boa opção para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten.

 

Como fazer farinha de arroz

Farinha de arroz: benefícios e como fazer

Farinha de arroz caseira (sem gluten)

Aprenda a fazer farinha de arroz em casa de uma forma rápida e super fácil.
Tempo Total 3 minutes
Curso almoço
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 150g de grãos de arroz

Instruções
 

  • Primeiramente, adicione os grãos de arroz no copo do processador. 
  • Em seguida, coloque no modo "pulsar" e bata até que os grãos fiquem finos.
  • Peneire. Caso tiver ainda muitos grãos na pereira, bata-os de novo no processador.
  • Deixe esfriar. Guarde a farinha de arroz em um pote hermético.

Pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz?

A farinha de arroz é uma ótima forma de substituir a farinha de trigo branca. E o melhor de tudo é que ela pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, doce ou salgada, pois não possui sabor ou cheiro.

Ela pode ser utilizada em bolos, pães, sobremesas e tortas, por exemplo.

 

Farinha de arroz engorda?

A farinha de arroz não engorda. O ganho de peso está diretamente ligado à quantidade total de calorias consumidas pela pessoa.

A farinha de arroz é naturalmente livre de glúten e tem uma tendência a ser mais leve e  de digestão mais fácil em comparação com outras farinhas,  podendo ser uma boa opção em certas dietas.

No entanto, como qualquer alimento, seu consumo em excesso pode levar ao ganho de peso, principalmente se a pessoa estiver consumindo mais calorias do que queimando.

Portanto, como parte de uma dieta equilibrada, a farinha de arroz pode ser uma opção saudável, mas é importante consumi-la com moderação.

Post relacionados

Deixe um comentário

Classificação da receita




Dicas e Receitas no whatsapp!