Orlistat emagrece mesmo? Saiba tudo sobre o remédio

Orlistat é um medicamento utilizado para tratar a obesidade, auxiliando na perda de peso. Ele funciona bloqueando a absorção de gordura no intestino, o que reduz a quantidade de calorias que o corpo absorve. Saiba mais sobre como o orlistat funciona e se ele realmente emagrece mesmo.

por Elisangela Moraes
Orlistat emagrece mesmo? Saiba tudo sobre o remédio

Orlistat emagrece mesmo? Saiba tudo sobre o remédio

Outras sugestões:

 

O que é Orlistat?

Orlistat é um medicamento utilizado para tratar a obesidade e sobrepeso. Ele age bloqueando a absorção de gordura no intestino, o que reduz a quantidade de calorias que o corpo absorve.

Publicidade

Normalmente,  é indicado para pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m² ou com IMC acima de 27 kg/m² e comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e colesterol alto.

Além disso, pode ser indicado para pessoas que necessitam controlar o peso a longo prazo, prevenindo a recuperação do peso perdido.

 

Nomes comerciais comuns do medicamento

No mercado, o orlistat é encontrado com diversos nomes, como:

  • Siluestat
  • Orlipid
  • Lipiblock
  • Lystate
  • Xenical
  • Lipoclin
  • Xenipili
  • Lipoxen

 

Orlistat emagrece mesmo?

Sim, o medicamento realmente é eficiente para o para a perda de peso, pois age bloqueando a absorção de gordura no corpo.

No entanto, sua eficiência é maior quando combinado com uma dieta saudável e exercícios físicos. 

É importante consultar um médico antes de iniciar o uso do medicamento, pois a ocorrência de efeitos colaterais é alta.

 

Como orlistat age no corpo?

O medicamento age bloqueando a ação da enzima lipase pancreática, que é responsável pela quebra das gorduras ingeridas na alimentação. 

Com isso,  as gorduras são eliminadas nas fezes, evitando que o organismo as absorva. Isso reduz cerca de 30% da quantidade de calorias que o corpo absorve, auxiliando na perda de peso. 

É importante lembrar que o orlistat não é um medicamento milagroso e deve ser utilizado em conjunto com uma dieta equilibrada e atividade física regular para obter os melhores resultados.

 

Como tomar

Ele deve ser tomado por via oral, geralmente três vezes ao dia, durante as refeições ou até uma hora após a ingestão de alimentos. No entanto, quem vai definir as quantidades e horários é o médico.

Durante o tratamento é aconselhável uma dieta com baixo teor de gordura, para evitar efeitos colaterais como diarreia e flatulência. 

Além disso, é importante informar o médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja tomando, pois o remédio pode interferir na absorção de vitaminas lipossolúveis.

 

O que fazer quando se esquecer de tomar?

Se você esquecer de tomar uma dose de Orlistat, tome-a assim que se lembrar. No entanto, se já estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com o seu horário regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. 

 

Efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Orlistat incluem:

 

  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Dor abdominal;
  • Fezes oleosas ou gordurosas;
  • Aumento da frequência de evacuações;

 

É importante informar ao médico imediatamente se ocorrerem efeitos colaterais mais graves, como icterícia, urticária, dificuldade para respirar, ou dor abdominal intensa. 

Além disso, é importante lembrar que o medicamento pode interferir na absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas A, D, E, e K. Em alguns casos, pode ser necessário tomar suplementos vitamínicos enquanto estiver em tratamento com Orlistat.

 

Quem não deve tomar

Orlistat é contraindicado para pessoas:

  • Com problemas de absorção de nutrientes;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças e adolescentes;
  • Pessoas com problemas de vesícula biliar e doenças renais;
  • Pacientes com doença de Chron;
  • Alergia a componentes da fórmula;

 

O medicamento emagrece em quanto tempo?

O tempo para emagrecer varia de pessoa para pessoa, mas é possível perder até 10% do peso corporal em um ano de tratamento com Orlistat.  Em outras palavras, a perda de peso pode chegar de 5 até 10 quilos em um ano.

 

O uso prolongado do medicamento é seguro?

O tratamento com o remédio é por tempo indeterminado. O médico decidirá o tempo exato do tratamento.

Em alguns casos, o uso prolongado do remédio pode interferir na absorção de algumas vitaminas. Dependendo do paciente, pode ser necessária a ingestão de suplementos vitamínicos durante o tratamento,  como já citado.

 

É permitida a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento?

Não há relatos de interação entre o medicamento e o uso de álcool. Entretanto, vale lembrar que o álcool é prejudicial dentro de uma dieta de perda de peso. Por isso, evitá-lo é o ideal.

 

É necessária receita para comprar o Orlistat?

Não é necessária receita médica para comprá-lo. No entanto,  seu uso é sob supervisão médica, pois pode trazer efeitos colaterais.

 

Qual é o preço?

Seu preço pode variar bastante, dependendo da região. Porém, seu valor médio é de 50 a 60 reais, uma embalagem com 60 cápsulas de 120 mg cada.

 

(Autor: Nutricionista Patricia Leite)

 

Referências

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!