5 Vitaminas essenciais para uma Boa Saúde no Inverno

por Elisangela Moraes

Vitaminas Essenciais para uma Boa Saúde no Inverno

O inverno geralmente traz consigo gripes e doenças, tornando-se crucial garantir que você cuide de si mesmo e de seu corpo para permanecer saudável.

Felizmente, existem muitos suplementos que podem ajudar a manter seu sistema imunológico em equilíbrio e preservar a saúde do seu corpo e cérebro.

Aqui estão algumas vitaminas que você deve adicionar à sua rotina diária:

Publicidade

Vitamina C

Publicidade

A vitamina C é a mais óbvia para ser tomada regularmente.

O suplemento possui uma variedade de funções, incluindo: auxiliar na proteção das células e mantê-las saudáveis; manter a pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagens saudáveis; e ajudar na cicatrização de ferimentos, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde.

O NHS afirma que pessoas com idade entre 19 e 64 anos necessitam de uma ingestão diária de 40 mg de vitamina C, e sua dieta diária deve fornecer a quantidade necessária.

Embora seja aconselhável não consumir excesso de vitamina C, pois pode ser prejudicial, ingerir menos de 1.000 mg de vitamina C é pouco provável que cause danos. Bananas e suco de laranja são boas fontes de vitamina C.

Vitamina D

O corpo só pode absorver cálcio na presença de vitamina D, tornando-a necessária para a manutenção de ossos saudáveis. A vitamina também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras que apoiam a saúde imunológica, a função muscular e a atividade cerebral, de acordo com a Mayo Clinic.

A vitamina D desempenha um papel importante no sistema imunológico e pode reduzir o risco de doenças autoimunes, como diabetes, asma e artrite reumatoide.

A Recomendação Dietética Recomendada (RDA) para adultos com 19 anos ou mais é de 600 UI (15 mcg) diariamente para homens e mulheres, e a RDA aumenta para 800 UI (20 mcg) para adultos com mais de 70 anos.

No entanto, um relatório recente, apresentado na Conferência Científica de 2023 da American Heart Association, sugeriu que a ingestão dietética recomendada de vitamina D nos Estados Unidos pode ser muito baixa para atingir níveis ótimos para certas pessoas, especialmente aquelas com problemas cardíacos.

Vitamina B6

Embora todas as vitaminas B sejam importantes, a vitamina B6 é vital para a saúde do sistema nervoso e imunológico, especialmente durante a temporada de resfriados e gripes, de acordo com o Medline Plus.

A falta de vitamina B6 é bastante comum, e a deficiência pode levar a sintomas como depressão, confusão e irritabilidade. A vitamina ajuda o corpo a converter alimentos em energia celular, o que pode ser útil para reduzir a fadiga e aumentar a energia durante a temporada de inverno, especialmente se você sofre de transtorno afetivo sazonal.

A RDA para vitamina B6 é de 1,3 mg para adultos com 50 anos ou menos e, após os 50 anos, 1,5 mg para mulheres e 1,7 mg para homens, de acordo com a Mayo Clinic.

Zinco

O zinco é um mineral que pode ajudar a impulsionar as defesas naturais do corpo, especialmente contra condições cutâneas sazonais e doenças, além de promover um sono tranquilo.

O nutriente é conhecido por melhorar o sistema imunológico e a função do metabolismo. Ele desempenha um papel na saúde da pele, função imunológica e crescimento celular, podendo potencialmente proteger contra acne e inflamação, de acordo com a Healthline.

Ômega-3

O ômega-3 é rico em ácidos graxos e é especialmente vital durante os meses frios e secos para ajudar a manter a pele hidratada.

O peixe é a melhor fonte de ômega-3, e a American Heart Association recomenda que pessoas sem histórico de doença cardíaca comam pelo menos duas porções de peixe por semana (6 a 8 onças no total).

Ferro

De acordo com o Medical News Today, o ferro é vital para a função da hemoglobina, uma proteína necessária para transportar oxigênio no sangue e realizar vários processos.

O ferro aumenta a energia, promove uma gravidez saudável e melhora o desempenho atlético. A deficiência de ferro é mais comum em atletas do sexo feminino e pode aumentar o risco de diabetes e câncer de fígado.

Post relacionados

Deixe um comentário

Dicas e Receitas no whatsapp!