O uso da melatonina está cada vez mais comum no Brasil e em outros países do mundo. Mas você sabe para que serve a melatonina? Pois, hoje, vamos falar um pouquinho desse suplemento tão querido.
O que é a melatonina?
A melatonina é conhecida como hormônio do sono. Ela é produzida pelo corpo naturalmente. Sua principal função é a regulagem do ciclo circadiano ou relógio biológico.
Geralmente, durante a noite, a baixa luminosidade induz o corpo a uma maior produção de melatonina, consequentemente, sinalizando o corpo a dormir. Dessa forma, durante o dia, quando a luz aumenta ocorre a diminuição da produção desse hormônio, induzindo o corpo a um estado de alerta, isto é, para que fique acordado. Algumas pessoas que têm problemas para dormir podem ter baixos níveis de melatonina, porém não em todos os casos. Por isso, devemos entender como usá-la corretamente.
Outras sugestões:
- Sinais de gravidez na primeira semana
- Cerveja light: a nova tendência
- 6 formas de diminuir a vontade de comer doces
- Dieta cetogênica: o que comer?
Mas afinal, para que serve a melatonina?
Sem dúvidas, a melatonina tem como principal função a regulação do sono e a melhora da qualidade dele. Entretanto, ela possui muitos outros benefícios incríveis para o organismo, entre eles destacam-se:
Ação antioxidante:
Estudos mostram que a melatonina é um poderoso agente de eliminação de radicais livres do organismo, porque possui uma grande capacidade de diminuir o estresse oxidativo.
Controle de sintomas da depressão sazonal:
Esse tipo de depressão está ligado às mudanças de estações do ano e luminosidade. Geralmente, os sintomas aparecem no final de outono e perduram até o inverno. Estudos mostram que a melatonina é benéfica nesses casos, pois regula o ciclo circadiano.
Regulação da pressão arterial
A melatonina regula a pressão arterial, principalmente na fase noturna.
Promove a saúde ocular
Como possui efeito antioxidante, a melatonina auxilia na prevenção dos danos às células e mantém os olhos saudáveis.
Conheça também o nosso método 100% natural para eliminar gordura localizada: clique aqui
Como devo tomar?
A melatonina é comercializada como um suplemento de venda livre na maioria das farmácias. Você também pode obter diferentes tipos de produtos de melatonina online.
A melatonina sintética é vendida em várias formas, como por exemplo, em forma de comprimidos, pastilhas e gomas.
Atualmente, não há diretrizes oficiais de dosagem para a melatonina. Normalmente, vem em doses que variam de 1 mg a 10 mg.
Se você deseja começar a tomá-la, antes de mais nada, procure um médico de sua confiança. E inicie com uma dose mais baixa e aumente lentamente a quantidade, até obter o efeito desejado.
Efeitos colaterais
A suplementação de melatonina é bem tolerada pela maior parte da pessoas. Sem dúvidas, é um suplemento muito seguro, quando usado corretamente. Geralmente, quando consumida em doses e períodos adequados não costuma apresentar efeitos colaterais.
E aí, gostou de saber para que serve a melatonina e como usá-la?